Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17666

Palavras-chave:

Tranformações trigonométricas, Organização Matemática, Mecanismo atencional top-down

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise das tarefas propostas no livro didático Matemática e suas Tecnologias, do autor Silva (2021), envolvendo as transformações trigonométricas, à luz da Teoria Antropológica do Didático e da Neurociência Cognitiva no que tange a atenção seletiva. O referido estudo foi um recorte proveniente da pesquisa no mestrado, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. A referida pesquisa tem um caráter bibliográfico, que está ancorada em autores como Chevallard (1998), Fonseca (2015), Cosenza e Guerra (2011), e Posner e Petersen (1990) para a construção do referencial deste estudo. Isso possibilitou a construção de uma matriz, permitindo elencar três tarefas envolvendo o objeto de conhecimento referendado, com alto potencial na consolidação da aprendizagem desse saber. Estas tarefas são capazes de estimular as estruturas do cérebro, capazes de motivar o aluno a responder ou abandonar sua resolução, isso porque, mobilizam conhecimentos prévios, considerados essenciais na aprendizagem desse saber em tela e que darão suporte no cálculo dos limites trigonométricos no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Geane Santana Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação PPGECIMA/UFS,
pós graduanda em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito
santo (IFS/ES), especialista em Metodologia do ensino de Matemática pelo Centro Universitário
Internacional (UNINTER), e professora de Matemática efetiva da Rede Estadual de Ensino de Sergipe.

Laerte Silva da Fonseca, Universidade Federal de Sergipe

Livre Docente pela Emil Brunner World University® (EBWU, Maiami, Flórida/EUA); Pós-Doutorando
em Didactique des Mathématiques, ICHEC, BRUXELAS, Bélgica; Pós-Doutorado em Educación
Lingüística y Literaria y de Didáctica de las CCEE y de la Matemática, Universidade de Barcelona/UB;
Pós-Doutorado em E-learning, Universidade Fernando de Pessoa, Porto/ Portugal; Pós-Doutor em
Ciências Básicas e Ambientais, EEL da Universidade de São Paulo/USP; Pós-Doutor em Psicologia e
Neurociência Cognitiva (EBWU); Pós-Doutor em Educação Matemática (UNIAN/SP) e Doutor em
Educação Matemática (UNIAN/SP, UCB/Lyon 1-FR); Mestre em Educação (UFS); Mestre em Ensino de
Ciências e Matemática (UFS); Licenciado em Matemática (UFS); Psicólogo (ESTÁCIO-SE); Professor
Titular de Educação Matemática do Instituto Federal de Sergipe. Professor do Programa de Pós-
Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. E-mail:
laerte.fonseca@ifs.edu.br.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Oliveira, G. S., & Fonseca, L. S. da. (2023). Estimulando o mecanismo atencional top-down em tarefas sobre as transformações trigonométricas . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(4), 183–205. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17666

Edição

Seção

Artigos