O uso de Instrumentos Psicológicos de Avaliação do Afeto: análise da produção científica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17660

Palavras-chave:

Afetividade. Erro matemático. Medição

Resumo

Contextualização: Diante da busca de aprimoramento técnico-científico nos processos de avaliação psicológica relacionados com a afetividade dos estudantes brasileiros perante o erro matemático, este trabalho apresenta um panorama das investigações científicas brasileiras acerca de instrumentos de medição de afetividade. Objetivo: Mapear os tipos de instrumentos de avaliação do afeto que estão sendo utilizados em estudos brasileiros. Método: Foi realizado um mapeamento sistemático visando descrever um levantamento de instrumentos de avaliação do afeto que estão sendo utilizados em estudos brasileiros. Resultado: Identificou-se os tipos de instrumentos de avaliação do afeto utilizados pelos pesquisadores no Brasil. Conclusão: Não foi encontrado no Brasil nenhum instrumento para medir a afetividade dos estudantes diante do erro matemático, evidenciando uma lacuna de pesquisa com foco neste tipo de medição. Isto representa uma demanda de pesquisa de grande relevância para a área, especificamente para o campo do erro matemático.

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Biografia do Autor

Esdriane Cabral Viana, IFBA/UNEB

Esdriane

Ricardo José Rocha Amorim, UNEB

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), com mestrado em Engenharia de Produção, linha Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - revalidado como Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (registrado, processo nº 009949/2009-SRD). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professor titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Atua na área de Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, Representação de Conhecimento e Engenharia de Software. Também, atua na área de Informática na Educação, com ênfase em Ontologia Educacional, Padrões de Metadados Educacionais, Objetos de Aprendizagem, Learning Design e Analíticos de Aprendizagem. Orienta trabalhos de mestrado, especialização, iniciação científica e de conclusão de curso na área de Computação e Informática na Educação. Participa de corpo editorial e como revisor de periódicos e conferências internacionais.

Dinani Gomes Amorim, UNEB

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1988), Especialização em Ciência da Computaçao. pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - reconhecido como Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) (registrado, processo nº 2009.1.19269.1.3) e Pós-doutorado em Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)(2013), Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professora Titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Professora do Corpo permanente do Programa de Pós-graduação do Mestrado e Doutorado em Ecologia Humana e Gestão socioambiental (UNEB/DTCS) e Professora do Corpo colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFINIT/UNIVASF).Tem experiência na área de Inteligência Artificial com ênfase em Redes Neurais Artificiais, representação de conhecimento e web Semântica na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Reconhecimento de Padrões, Padrões de Metadados Educacionais, Learning Objects e IMS Learning Design. Participa de corpo editorial e revisora de periódicos internacionais/nacionais e de conferências da área. Avaliadora do Ministério da Educação e Cultura (MEC) desde 2008.

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Publicado

2024-03-30

Como Citar

Viana, E. C., Amorim, R. J. R., & Amorim, D. G. (2024). O uso de Instrumentos Psicológicos de Avaliação do Afeto: análise da produção científica brasileira . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(1), 105–128. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17660

Edição

Seção

Artigos