Abrir um exercício para criar possibilidades de exploração de temas transversais em aulas de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17387

Palavras-chave:

Temas transversais, Educação Matemática Crítica, Leitura e escrita do mundo

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que explorou os temas transversais em Educação Matemática. Para este recorte, foram exploradas as potencialidades de três questões de Matemática para o ensino de conteúdos desta disciplina, ao mesmo tempo que exploram temas transversais de forma crítica. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou como referencial de análise as discussões em Educação Matemática Crítica. Os participantes do estudo foram professores de Matemática que, me sua maioria, têm pouca experiência de sala de aula. As análises revelam que uma ação do professor que torna as questões potencialmente poderosas para explorar os temas transversais é a ação de “abrir exercício, que convida o estudante a investigar e, dessa investigação, ler e escrever o mundo.

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Biografia do Autor

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação pela UFMG. Professor Adjunto do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e professor do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da mesma instituição. Ouro Preto - MG, Brasil

Adriane Lorrane Feitosa Campos dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação Matemática pel Universidade Federal de Ouro Preto

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

Torisu, E. M., & Santos, A. L. F. C. dos. (2023). Abrir um exercício para criar possibilidades de exploração de temas transversais em aulas de Matemática . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(3), 103–119. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17387

Edição

Seção

Artigos