Abrir um exercício para criar possibilidades de exploração de temas transversais em aulas de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17387Palavras-chave:
Temas transversais, Educação Matemática Crítica, Leitura e escrita do mundoResumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que explorou os temas transversais em Educação Matemática. Para este recorte, foram exploradas as potencialidades de três questões de Matemática para o ensino de conteúdos desta disciplina, ao mesmo tempo que exploram temas transversais de forma crítica. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou como referencial de análise as discussões em Educação Matemática Crítica. Os participantes do estudo foram professores de Matemática que, me sua maioria, têm pouca experiência de sala de aula. As análises revelam que uma ação do professor que torna as questões potencialmente poderosas para explorar os temas transversais é a ação de “abrir exercício, que convida o estudante a investigar e, dessa investigação, ler e escrever o mundo.
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