Atividades de estatística e probabilidade em um livro didático de Matemática sob a perspectiva da Taxionomia de Bloom
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17364Palavras-chave:
Probabilidade, Estatística, Anos IniciaisResumo
Este artigo tem por objetivo identificar as dimensões do processo cognitivo contempladas nas atividades presentes em um livro didático do 5º ano, em relação a unidade temática probabilidade e estatística, para desvelar suas potencialidades para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. As análises foram fundamentadas na Taxionomia de Bloom e as dimensões do processo cognitivo estruturadas nessa teoria. A pesquisa é bibliográfica e segue uma abordagem qualitativa. Nesse estudo ficou evidente que dimensões menos complexas do processo cognitivo foram priorizadas e que outras dimensões precisavam de maior suporte para um melhor aproveitamento. Diante do que foi evidenciado é importante ressaltar o papel do professor que ensina Matemática em reconhecer as dimensões do processo cognitivo que cada questão pode desenvolver e de preencher lacunas que possam se tornar obstáculos para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
Downloads
Referências
Beltrão, K. I., & Mandarino, M. C. F. (2023). Análise dos itens de múltipla escolha das provas do Enade 2016. Estudos em Avaliação Educacional, 34, Artigo e07951. https://doi.org/10.18222/eae.v34.7951
Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Cazorla, I., Magina, S., Gitirana, V., & Guimarães, G. (2017). Estatística para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. Disponível em: https://www.sbem.com.br/files/ebook_sbem.pdf
Ferraz, A. P. C. M., & Belhot, R. V. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm/abstract/?lang=pt
Galhardi A. C., & Azevedo, M. M. (2013). Avaliações de aprendizagem: o uso da taxonomia de Bloom. VII Workshop De Pós-Graduação E Pesquisa do Centro Paula Souza. Sistemas produtivos: da inovação à sustentabilidade. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/507/ad7a753c51e25c1529d318820a756dd2.pdf
Goldenberg M. A. A. (1972). Uma análise da fidedignidade da taxionomia de objetivos educacionais (domínio cognitivo). Cadernos De Pesquisa, (6), 56–71. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1879.
Leite A., & Taboada, R. (2021). Aprender juntos matemática, 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. Editora Isabella Semaan; organizadora SM Educação, 7. Ed. São Paulo: Edições SM.
Sanches, V. F. (1972). Um estudo de fidedignidade da taxionomia dos objetivos educacionais, domínio cognitivo. Cad. Pesqui. [online]. n.06, pp.20-24. ISSN 0100-1574. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-15741972000300003&lng=es&nrm=iso
Trevisan, A. L., & Aamaral, R. G. (2016) A Taxionomia revisada de Bloom aplicada à avaliação: um estudo de provas escritas de Matemática. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 2, p. 451-464. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/PGX4mJD5LKdqbqpPpTZgYTN/abstract/?lang=pt
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.