Desenvolvimento de competências e aspectos de gênero nas atividades sobre estatística e probabilidade em livros didáticos de educação primária
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17204Palavras-chave:
Livro didático, Competências, Igualdade de gêneroResumo
Este estudo analisou as competências genéricas, matemáticas e de sustentabilidade
desenvolvíveis com as tarefas derivadas das atividades de aprendizagem de estatística e
probabilidade associadas à igualdade de gênero (ODS5) nos onze livros didáticos de
matemática utilizados nos primeiros seis anos do Ensino Fundamental no Chile. Foi utilizado
um enfoque qualitativo e a técnica de análise de conteúdo para examinar a relação entre essas
tarefas e as competências. Através de uma revisão minuciosa desses livros, identificaram-se
as tarefas relacionadas ao gênero e, em seguida, foram categorizadas de acordo com os tipos
de competências. Os resultados revelaram uma carência no desenvolvimento de competências
de sustentabilidade nessas tarefas, apesar da presença da competência de pensamento crítico.
Além disso, observou-se uma disparidade na quantidade de tarefas relacionadas ao gênero,
concentradas principalmente nos 5º e 6º anos. Essas descobertas destacam a necessidade de
uma integração mais adequada das competências de sustentabilidade e uma representação
equitativa de gênero nas tarefas de estatística e probabilidade dos livros didáticos, a fim de
contribuir para uma educação equitativa através das tarefas e atividades de estatística e
probabilidade nos livros de matemática do Ensino Fundamental. O estudo conclui que é
necessário prestar maior atenção a esses aspectos para melhorar a qualidade da educação no
Chile em termos do ODS 5.
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