Interdisciplinaridade e dificuldade de aprendizagem de métodos numéricos em programação
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.16950Palavras-chave:
Reflexividade, Algoritmo numérico., Obstáculo didático e sintático/ semânticoResumo
Algoritmos numéricos são objeto de ensino explícito em aulas preparatórias para
ingresso em escolas de engenharia. O caráter interdisciplinar destas últimas, permite construir
uma ponte entre linguagem e ação e enfatiza a utilidade de um certo rigor científico
experimental. A nossa pesquisa insere-se numa abordagem reflexiva com uma tomada de
consciência centrada nas dificuldades relacionadas com a implementação do método de Euler
como algoritmo numérico para a resolução de equações diferenciais. A exploração de um
ambiente teórico baseado em métodos numéricos de aproximação, que realizamos, permitiu
identificar diferentes tipos de obstáculos didáticos encontrados durante a implementação da
solução numérica de ordem semiótica, organizacional além de psicológico. Também denotou
certa complexidade sintática das relações de recorrência a serem analisadas sob o aspecto
semântico. Situamo-nos então no quadro da teoria dos campos conceptuais desenvolvida na
obra de (Vergnaud, 1990) cruzada com a noção de registos desenvolvida por (Duval, 1993)
para analisarmos essas dificuldades numa dimensão sintática/semântica (Kouki , 2018).
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