Interdisciplinaridade e dificuldade de aprendizagem de métodos numéricos em programação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.16950

Palavras-chave:

Reflexividade, Algoritmo numérico., Obstáculo didático e sintático/ semântico

Resumo

Algoritmos numéricos são objeto de ensino explícito em aulas preparatórias para
ingresso em escolas de engenharia. O caráter interdisciplinar destas últimas, permite construir
uma ponte entre linguagem e ação e enfatiza a utilidade de um certo rigor científico
experimental. A nossa pesquisa insere-se numa abordagem reflexiva com uma tomada de
consciência centrada nas dificuldades relacionadas com a implementação do método de Euler
como algoritmo numérico para a resolução de equações diferenciais. A exploração de um
ambiente teórico baseado em métodos numéricos de aproximação, que realizamos, permitiu
identificar diferentes tipos de obstáculos didáticos encontrados durante a implementação da
solução numérica de ordem semiótica, organizacional além de psicológico. Também denotou
certa complexidade sintática das relações de recorrência a serem analisadas sob o aspecto
semântico. Situamo-nos então no quadro da teoria dos campos conceptuais desenvolvida na
obra de (Vergnaud, 1990) cruzada com a noção de registos desenvolvida por (Duval, 1993)
para analisarmos essas dificuldades numa dimensão sintática/semântica (Kouki , 2018).

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Biografia do Autor

Rahim Kouki, Université de Tunis el Manar

Professor da Universidade de Tunis Manar

Soumaya Derragi, Université de Carthage

Professora no IPEST  (Institut Supérieur aux Etudes scientifiques et Techniques )

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

Kouki, R., & Derragi, S. (2023). Interdisciplinaridade e dificuldade de aprendizagem de métodos numéricos em programação. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(3), 2–22. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.16950

Edição

Seção

Artigos