A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15900Palavras-chave:
Jogo de sinais. números inteiros. reta numérica.Resumo
Objetivo da pesquisa foi caracterizar a base dos argumentos utilizados pelos professores de Matemática para ensinar adição e subtração de números Inteiros na reta numérica. Foi aplicado um questionário online e apenas 4 professores Licenciados em Matemática que possuem 1 à 12 anos de experiência no ensino dos números Inteiros na 8ª classe. Os resultados indicam que o ensino dos números inteiros por via da recta numérica não é permeado por obstáculos epistemológicos. O jogo dos sinais, embora não justificada sua coerencia tem sido uma saída argumentativa para justificar contradições.
Downloads
Referências
Amadeo, M.S. (2013). Desenvolvimento da noção de reta numérica e seus contextos de 1708 a 1829. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Dissertação de Mestrado à obtenção do título de Mestre em Ensino de Matemática. Rio de Janeiro.
Amorin, S.R. C. (2012). Números Inteiros: panorama de pesquisas produzidas de 2001 a 2010. Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Unversidade Católica de São Paulo como exigência para obtenção do titulo de Mestre Profissional em Ensino de Matemática. São Paulo.
Castro, E.C. (2015). Obstáculos epistemológicos en la enseñanza de los números negativos. Memoria presentada para optar al Título de Doctor por la Universidad de Zaragoza, realizada bajo la dirección del profesor Dr. Guy Brousseau. Zaragoza.
Glaeser, G.(2010). Epistemologia dos Números Negativos. Reedição de Wanderley Moura Rezende e Bruno Alves Dassie. In: Boletim GEPEM, n. 57, jul./dez, 2010. Trad. do original: Épistémologie des nombres relatifs, in: Recherches en didactique des mathématiques.
INDE. (2015). Programas das Disciplinas do 1o Ciclo do Ensino Primário, Maputo, Mocambique.
INDE. (2007). Matemática, Programa da 8ª Classe; Maputo, Mocambique..
Martins, A.P. C. (2013). Uma análise do ensino das operações com números relativos. Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc Pós-graduação lato sensu - especialização em educação matemática (Monografia). Criciúma.
Neto, F. T.R.(2010). Dificuldades na aprendizagem operatória de números inteiros no Ensino Fundamental. Dissertação submetida à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências e Matemática. Fortaleza.
Rosa, J. E. (2012). Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas. Universidade Federal do Paraná. Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, como exigência parcial à obtenção do título de Doutora em Educação. Cutiriba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.