Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13639Palavras-chave:
Álgebra, Ensino de Matemática, Educação, Resolução de problemasResumo
O objetivo do artigo foi responder à seguinte questão: Qual o conhecimento de professores de matemática sobre a resolução de problemas no ensino de sistemas de equações do primeiro grau em sala de aula? Realizamos entrevistas semiestruturadas com sete professores de escolas públicas, individualmente e gravadas em áudio. De caráter descritivo e de natureza qualitativa, a análise das transcrições das falas deu-se pela Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que três professores apresentaram entendimento adequado sobre problema e sobre como resolver um problema, de modo que suas aulas se baseiam no ensino via resolução de problemas. Por outro lado, quatro professores não apresentaram entendimentos adequados, focando apenas nas características de exercícios, de modo que suas aulas não seguiam o ensinar via resolução de problemas. Concluímos que é necessário o envolvimento desses professores em formação continuada para (re)construírem seus conhecimentos sobre como abordar a resolução de problemas em sala de aula.
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