Rigidez triangular: um estudo abordando o uso de material manipulável com o suporte da investigação matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.11646Palavras-chave:
Investigação Matemática, Rigidez triangular, PIRP.Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta didática elaborada e aplicada no âmbito de atuação do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) da Universidade Federal Fluminense (UFF) financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É nesse contexto, que emergiu a seguinte questão de pesquisa: como a utilização de materiais manipuláveis dinâmicos para a construção e manuseio de estruturas poligonais pode favorecer a compreensão da noção de rigidez do triângulo posteriormente relacionando-a a utilização prática desta em construções? A sequência didática foi implementada com 28 alunos de uma turma de 7° ano. Como metodologia utilizou-se a investigação matemática com o suporte de materiais manipuláveis. Os resultados observados apontam para uma efetiva construção do conceito de rigidez triangular por parte dos alunos e as potencialidades de se utilizar materiais manipuláveis como suporte para práticas investigativas no ensino de geometria na educação básica.
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