Brincando com a Álgebra: o uso de jogos no ensino de sistemas de equações lineares
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.10968Palavras-chave:
Ensino de Álgebra. Jogos na matemática. Sistemas de equações lineares.Resumo
Esse artigo tem como objetivo relatar nossa experiência de ensino de álgebra a estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. A proposta de nosso trabalho era analisar as respostas dos alunos buscando entender como eles lidam com as dificuldades encontradas ao resolverem os problemas relacionados aos sistemas de equações lineares. Como resultado, conseguimos que a maioria da turma conseguisse entender os processos da resolução dos sistemas de equação do primeiro grau, havendo grande participação da turma, trabalho coletivo e interesse pelo conteúdo e passaram a prestar mais atenção nas aulas para que conseguissem vencer seu adversário nos jogos seguintes.
Downloads
Referências
Almeida, P. N. (2008). Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola.
Cedro, W., & Moura, M. (2007). Uma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagem. Zetetike, 15(1), 37-56.
Costa, A., Azevedo, J., Rodrigues, M., Hauschild, C., & Dullius, M. (2016). Investigando as dificuldades apresentadas em álgebra por alunos do oitavo ano do ensino fundamental. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 8, n. 4, 159-176.
Lins, R., & Gimenez, J. (2001). Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus.
Moura, M. (1994). A Séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: T. Kishimoto (Org). Jogos, brinquedos, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez.
Murcia, J. (org.). (2008). Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed.
Panossian, M., & Moura, M. (2010). Fantan: um jogo para ensinar e aprender álgebra. In A. Lopes & P. Pereira (Orgs.). Ensaios em Educação matemática: algumas possibilidades para a educação básica. Campo grande: ed. UFMS.
Smole, K., Diniz, M., & Milani, E. (2007). Cadernos do Mathema: Jogos de matemática de 6° a 9° ano. Porto Alegre: Artmed.
Sousa, M., Panossian, M., & Cedro, W. (2014). Do movimento lógico e histórico à organização do ensino: o percurso dos conceitos algébricos. Campinas, SP: Mercado de letras.
Strapason, L., & Bisognin, E. (2013). Jogos pedagógicos para o ensino de funções no primeiro ano do Ensino Médio. Bolema, 27(46), 579-595.
Vygotsky, L. (1987). The collected works of L. S. Vygotsky, vol.1, Problems of general psychology including Thinking and speech. New York: Plenim Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.