O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global: uma opção ao modelo de sociedade forjado pelo desenvolvimento sustentável
AN OPTION TO THE MODEL OF SOCIETY FORGED BY SUSTAINABLE DEVELOPMENT
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v4i1.17011Palavras-chave:
espaço geográfico, Desenvolvimento sustentável, sociedade sustentavelResumo
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (TEASSRG) é o documento a ser analisado nesta pesquisa. Foi forjado pela sociedade civil em 1992. O ambiente natural, em escala global, vem sofrendo agressões há anos e de maneira sistêmica, devido ao atual modelo de sociedade e do consumo dos recursos naturais. Este trabalho almeja contribuir com a compreensão, por meio do tratado, da necessidade global de um novo modelo de sociedade. Porquanto, vicejou-se a necessidade da construção desta pesquisa pautada no referido documento, que oferece alternativas ao atual modus vivendis na Terra. A pesquisa bibliográfica, portanto, de dados secundários, foi a base deste trabalho. A Geografia contribui com esta pesquisa em virtude do estudo do espaço geográfico, que é um dos temas suscitados pelo referido documento. O TEASSRG visa à conscientização da necessidade de preservação do espaço na sua totalidade, pois é no âmbito do espaço vivido que o cidadão constrói sua cultura, seus valores, a partir disso, elabora consciências locais e globais. As resultantes desejáveis do desenvolvimento sustentável são bastante visíveis, todavia as consequências ambientalmente insustentáveis daí decorrentes estão sendo, de maneira errônea, colocadas em segundo plano pela atual sociedade. O TEASSRG está compilado em seis partes, entre elas, dezesseis princípios que apresentam como deve ser a Educação Ambiental que pode gerar melhorias para a vida no planeta. Destes, enfocaram-se neste texto os cinco primeiros, apresentados como uma das possibilidades de mitigação da miserabilidade suscitada pela degradação social, ambiental e acúmulo de riquezas.
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