I can’t breathe: reflexões sobre colonialidade e Covid-19 a partir da cidade de Nova Iorque, EUA
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.13404Palavras-chave:
Pandemia, Educação, NeocolonialidadeResumo
O objetivo deste texto é refletir sobre como a Covid-19 se manifesta na cidade de Nova Iorque, considerada o epicentro da pandemia nos Estados Unidos da América, durante o primeiro semestre de 2020. Ele é produto de coleta diária de dados e informações realizada durante os meses de março e junho de 2020 em meios de comunicação estadunidenses e brasileiros, em relatórios disponibilizados pela Prefeitura de Nova Iorque, além de leituras, discussões e análises coletivas feitas a partir do referencial teórico crítico, realizadas em grupos de estudos e pesquisas dos quais as autoras participam. A coleta de dados foi realizada buscando perceber quem são as principais vítimas da Covid-19 e qual o contexto em que estavam inseridas. Para isso, primeiramente, contextualizamos a cidade de Nova Iorque, destacando suas características sociais gerais, dadas pela organização espacial territorial desigual. Em seguida, analisamos os dados nos quais aparece a (neo)colonialidade, com latinos, negros e mulheres constituindo os grupos sociais mais fragilizados e atingidos pela pandemia no Norte Global, revelando a existência do Sul colonizado e explorado dentro do Norte explorador e colonizador. Por meio de uma perspectiva educacional ativista, crítica, transformadora e anticolonialista/anticapitalista, este artigo contribui para relevar e superar essa realidade, problematizando as desigualdades e oferecendo ferramentas críticas para um reposicionamento ativista transformador dos(as) oprimidos(as).
Downloads
Referências
ALLEN, Garland E. Essays on science and society: Is a new eugenics afoot? Science, v. 294, n. 5540, p. 59- 61, oct. 2001. Disponível em: https://bit.ly/3o1TpEu. Acesso em: 20 ago. 2020.
BORGES, Beatriz; LARA, Walace. Violência física e sexual contra as mulheres aumenta durante o isolamento social provocado pelo coronavírus. G1, [S. l.], 13 abr. 2020. Disponível em: https://glo.bo/3l6WO3i. Acesso em: 20 abr. 2020.
________________ (retirado para fins de anonimato). Resistir, (Re) Existir e (Re)inventar a Educação Científica e Tecnológica. Florianópolis: UFSC, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3l6NlZx. Acesso em: 20 set. 2020.
CASTRO-GÓMEZ, Santigo; GROSFOGEL, Ramón. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo Global. Bogotá: Panamericana Formas e Impresos, 2007.
_______________ (retirado para fins de anonimato). As condições de trabalho de professores de educação infantil em Santa Catarina, Brasil. Revista Nuances, Presidente Prudente, v. 29, n. 3, p. 165-167, 2018. Disponível em: https://bit.ly/39fekQw. Acesso em: 20 ago. 2020.
DAVIS, Angela. Women, race and class. Los Angeles: Los Angeles book review, 1983.
FEDERICI, Silvia. Calibã and witch: women, body and primitive accumulation. New York City: Autonomedia, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GASPER, Phil. The return of scientific racism. ISR, [S. l.], Issue #110: Critical Thinking, 2 may 2019. Disponível em: https://bit.ly/39fC9Ys. Acesso em: 20 set. 2020.
GONZALEZ, Lélia. Primavera para as Rosas Negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. Organizado e editado pela União Coletiva Pan-Africanista. São Paulo: Diáspora Africana, 2018.
HARVEY, David. Anti-Capitalist Politics in the Time of = 6-19. David Harvey, [S. l.], 19 mar. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2KAFQO0. Acesso em: 27 abr. 2020.
HIRATTA, Helena. Paradigmes du travail: um “point de vue transversal”. Paradigmes Du Travail. Futur., Paris, nº 16, 1993. Disponível em: https://bit.ly/39kNWVx. Acesso em: 20 ago. 2020.
JIANG, Manyu. The reason Zoom calls drain your energy. BBC News, London, 22 apr. 2020. Disponível em: https://bbc.in/37gRTbc. Acesso em: 24 abr. 2020.
JORDAN, Miriam. Farmworkers, mostly undocumented, become ʻessentialʼ during pandemic. New York Times, New York, 2 apr. 2020. Disponível em: https://nyti.ms/366Dhvy. Acesso em: 2 abr. 2020.
LORDE, Audre. Age, race, class, and sex: women redefining difference. Sister Outsider, Trumansburg, NY, p. 114-123, 1984. Disponível em: https://bit.ly/3m8jUHW. Acesso em: 20 set. 2020.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2006.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo, Boitempo, 2013.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. 3. ed. São Paulo: n-1 edições, 2018. 80 p.
MESZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MIGNOLO, Walter D. Epistemic disobedience, independent thought and decolonial freedom. Theory, Culture & Society, [S. l.], v. 26, n. 7-8, p. 159-181, 2009.
MLAMBO-NGCUKA, Phumzile. Violência contra as mulheres e meninas é pandemia das sombras, afirma diretora executiva da ONU Mulheres. ONU Mulheres Brasil, [S. l.], 7 abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2HHZlDm. Acesso em: 24 abr. 2020.
NEW YORK (município). NYC Health. COVID-19: Data. New York, 2020. Banco de dados sobre a pandemia de Covid-19. Disponível em: https://bit.ly/2Jf9xn8. Acesso em: 20 set. 2020.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Paz e Terra, 1978.
NOVA Iorque. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. [S. l.: s. n.], 2010. Disponível em: https://bit.ly/3q0ECMp. Acesso em: 20 mar. 2020.
QUIJANO, Anibal. Em torno a la colonialidade del poder. Buenos Aires: Edições del Signo, 2019.
SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1993.
SHIELDS, Stephanie A.; BHATIA, Sunil. Darwin on race, gender, and culture. American Psychologist, [S. l.], v. 64, n. 2, Special issue: Charles Darwin and Psychology, p. 111-119, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3fAR9Bp. Acesso em: 20 set. 2020.
SILVEIRA, Daniel. Coronavírus e desafios a prevenção: Brasil tem 31,3 milhões sem água encanada e 11,6 milhões em casas superlotadas. G1, Rio de Janeiro, 28 mar. 2020. Disponível em: https://glo.bo/366HaR0. Acesso em: 20 set. 2020.
STETSENKO, Anna. The transformative mind: Expanding Vygotsky approach to development and education. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
STETSENKO, Anna; SAWYER, Jeremy. Culture and Development. SAGE Publications, Thousand Oaks, v. 2, p. 211-213, 2016. Disponível em: https://bit.ly/37agZIC. Acesso em: 20 set. 2020.
TAYLOR, Keeanga-Yamahtta. Raça, classe e marxismo. Tradução: Maíra Mee. Revista Outubro, Rio de Janeiro, n. 31, 2º sem. 2018. Não paginado. Disponível em: https://bit.ly/2KAf4oW. Acesso em: 20 set. 2020.
VENDRAMINI, Célia; CONDE, Soraya Franzoni. Vítimas do Coronavírus: a classe trabalhadora migrante. Portal Desacato, [S. l.], 30 abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/39eW9dL. Acesso em: 5 maio 2020.
WALLACE, Robert G. Big farms make big flu: dispatches on infectious disease, agribusiness, and the nature of science. New York: Monthly Review Press, 2016.
WILHIANS, J. Letter to Major Bill de Blasio. Inquiry regarding disparities in COVID-19 testing. April/2nd/2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Corona Virus Disease. Weekly Epidemiological Update and Weekly Operational Update. WHO, [S. l.], 2020. Disponível em: https://bit.ly/3aKYj5E. Acesso em: 5 jun. 2020.
YANCY, George. Through the crucible of pain and suffering: African-American philosophy as a gift and the countering of the western philosophical metanarrative. Educational Philosophy and Theory, [S. l.], v. 47, n. 11, p. 1143-1159, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3q3NErX. Acesso em: 20 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista.
Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(d) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.