I can’t breathe: reflexões sobre colonialidade e Covid-19 a partir da cidade de Nova Iorque, EUA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.13404

Palabras clave:

Pandemia, Educação, Neocolonialidade

Resumen

O objetivo deste texto é refletir sobre como a Covid-19 se manifesta na cidade de Nova Iorque, considerada o epicentro da pandemia nos Estados Unidos da América, durante o primeiro semestre de 2020. Ele é produto de coleta diária de dados e informações realizada durante os meses de março e junho de 2020 em meios de comunicação estadunidenses e brasileiros, em relatórios disponibilizados pela Prefeitura de Nova Iorque, além de leituras, discussões e análises coletivas feitas a partir do referencial teórico crítico, realizadas em grupos de estudos e pesquisas dos quais as autoras participam. A coleta de dados foi realizada buscando perceber quem são as principais vítimas da Covid-19 e qual o contexto em que estavam inseridas. Para isso, primeiramente, contextualizamos a cidade de Nova Iorque, destacando suas características sociais gerais, dadas pela organização espacial territorial desigual. Em seguida, analisamos os dados nos quais aparece a (neo)colonialidade, com latinos, negros e mulheres constituindo os grupos sociais mais fragilizados e atingidos pela pandemia no Norte Global, revelando a existência do Sul colonizado e explorado dentro do Norte explorador e colonizador. Por meio de uma perspectiva educacional ativista, crítica, transformadora e anticolonialista/anticapitalista, este artigo contribui para relevar e superar essa realidade, problematizando as desigualdades e oferecendo ferramentas críticas para um reposicionamento ativista transformador dos(as) oprimidos(as).

 

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Biografía del autor/a

Soraya Franzoni Conde, UFSC

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina

Professora dos Programas de Pós Graduaçao em Educação e em Serviço Social da UFSC

Doutora em Educação pela UFSC (2012)

Pós Doutora em Educação Urbana pela City University of New York (2020-2021)/ Bolsista CAPES-PRINT

Vice-líder do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho e Fundadora do Grupo de Estudos Trabalho, Educação e Infância

 

 

Suzani Cassiani, Universidade Federal de Santa Ctarina

É professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação. Doutorado em Educação pela UNICAMP (2000) e Pós-Doutorado em Ciências Sociais (Estágio Sênior, 2015) na Universidade de Coimbra-Portugal. É membro do Comitê de Assessoramento do CNPq, na área de Educação. 

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Publicado

2021-07-28

Cómo citar

Conde, S. F., & Cassiani, S. (2021). I can’t breathe: reflexões sobre colonialidade e Covid-19 a partir da cidade de Nova Iorque, EUA. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 2(2), 286–303. https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.13404

Número

Sección

Dossier 2 - Educación en tiempos de pandemia