Reflexões sobre o saber local e o saber ocidental dominante: alternativas e destruição da biodiversidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.15349

Palabras clave:

Saber local, Saber ocidental dominante, Biodiversidade

Resumen

O presente artigo é de reflexão teórica, fruto da necessidade de se debater em torno das formas de saber e suas implicações. O objetivo consiste em apresentar o saber local e suas alternativas de vida e ao desenvolvimento frente ao saber ocidental dominante, construído e reproduzido como superior aos demais saberes. Como resultado de sua prática, instala a monocultura da mente, o qual implica em limitações na sua estrutura, destruindo a biodiversidade e as comunidades locais motivando a maximização do lucro. Diante desse cenário, é necessário reconhecer e resgatar os saberes locais, como solução aos problemas causados pela lógica dominante. Para isso, como metodologia utilizou-se de uma revisão bibliográfica. Foram considerados autores que abordam a temática, mas com principal recorte bibliográfico a autora Vandana Shiva que tratará a Monocultura da Mente. Os resultados e conhecimentos aqui adquiridos visa contribuir para discussões existentes acerca da temática.

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Biografía del autor/a

Jaqueline Pardinho Braz, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em sociologia no PPGS da UFGD

Katiuscia Moreno Galhera, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) / Faculdade de Ciências
Humanas(FCH), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutora em Ciência Política
(UNICAMP) Dourados, MS, Brasil

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Publicado

2023-12-28

Cómo citar

Braz, J. P., & Galhera, K. . M. (2023). Reflexões sobre o saber local e o saber ocidental dominante: alternativas e destruição da biodiversidade. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 3(1), 124–136. https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.15349

Número

Sección

DOSSIÊ - RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS