Experiências no trabalho remoto emergencial na Escola Municipal Prof.ª Maria de Lourdes Martins Martinez: narrativas de gestores e docentes
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14519Palabras clave:
Trabalho remoto. Narrativas. Desafios.Resumen
O estudo que aqui se coloca é resultado de uma pesquisa acerca dos processos que permeiam o trabalho educacional realizado no formato remoto emergencial durante o ano de 2020. O espaço no qual esse estudo teve lugar caracteriza-se por uma unidade escolar da Rede Pública no município de Sorocaba, localizado no interior do estado de São Paulo. De caráter qualitativo, o estudo se debruça sobre a discussão das diversas demandas que tomaram os espaços escolares a partir do momento em que ocorre, de forma súbita, a substituição do ensino presencial pelo ensino remoto. Tendo como orientação, o método de pesquisa (auto)biográfica a pesquisa apresenta narrativas de três profissionais que exercem suas funções dentro dos espaços da unidade escolar citada anteriormente, tais narrativas preocupam-se em elencar as vivências, experiências, dificuldades e reflexões atravessadas por esses profissionais no que diz respeito ao trabalho escolar realizado no formato remoto. Tendo como principal motivação a necessidade de compreender os impactos causados pela suspensão do atendimento escolar presencial, a pesquisa aqui descrita ocupou-se em ouvir três profissionais de três esferas que compõem o ambiente escolar. A pesquisa preocupou-se em apresentar as experiências vivenciadas por uma diretora de escola, uma orientadora pedagógica e um docente dos anos iniciais que atuam na EM Prof.ª Maria de Lourdes Martins Martinez.
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