Interculturalidade: notas a partir de estudo com acadêmicos Apinajé
notes from a study with Apinajé scholars
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v4i1.17134Palavras-chave:
Indígenas e Música, História Oral, InterculturalidadeResumo
Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de doutorado que foi desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Letras: Língua e Literatura, e teve como fonte de estudo as relações interculturais de indígenas acadêmicos Apinajé da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Tomei como objetivo da pesquisa investigar as percepções dos educandos sobre suas relações interculturais no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC): habilitação em Artes e Música. Os pressupostos teóricos e metodológicos basearam-se em suas histórias de vida com a música, que permite trazer para o centro as experiências, os sentidos e significados que os sujeitos atribuem a determinado fato vivenciado, tendo como metodologia a História Oral. Os resultados apontam, que o diálogo entre indígenas e não indígenas existe, mas ainda é fragilizado, as relações continuam conflituosas. É necessário um aprimoramento para uma maior troca de experiências, pois o que percebemos é que a interculturalidade, para os indígenas, não é vista como um problema, estão sempre dispostos a trocar conhecimentos, tanto os acadêmicos como os sábios das aldeias, pois tem consciência que é o caminho para a descolonização e transformação, tendo uma sociedade mais justa.
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