Indicando tarefas para um jogo pedagógico no ensino de probabilidade: abordando o conceito de espaço amostral

aborder le concept d'espace d'échantillonnage

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.15779

Palavras-chave:

Jogo pedgógico, Espaço amostral, Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar tarefas relacionadas ao conceito de espaço amostral que farão parte de um jogo pedagógico direcionado ao ensino de Probabilidade para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, elaboramos cartas para o jogo: Perguntas (?) que são tarefas baseadas em situações problemas tendo como objetivo foi favorecer a apreensão dos conteúdos e o desenvolvimento do conhecimento probabilístico tendo como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático -  TAD de Yves Chevallard, composta por dois blocos, o prático e o teórico. Desenvolveu-se um trabalho pedagógico para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental no Brasil baseado em jogos e resolução de problemas envolvendo conteúdos probabilísticos, criando um recurso que favoreça o repensar sobre os métodos estratégicos, redimensionando-os a fim de minimizar o hiato existente entre as atividades lúdicas cotidianas realizadas pelos alunos, espontaneamente, e o trabalho desencadeado em sala de aula.

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Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação Strict Sensu em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vice coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação da UFTM, coordenador do sub-projeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, coordenador do projeto FAPEMIG/CAPES: Concepção e Prática de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas em Uberaba no Triângulo Mineiro em Relação à Matemática e à Estatística. Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq.

Nilceia Datori Barbosa, Universidade Federal do ABC

Doutoranda do programa de pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC - UFABC. Possui mestrado pelo mesmo programa e Universidade e especialização em Ciências e Tecnologia pela mesma Universidade. Especialista em Ensino Lúdico e em Educação Infantil, ambas pela Faculdade de Educação São Luís Jaboticabal - FESL. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Conchas/SP e em Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN. Possui habilitação plena em Piano pelo Conservatório Musical Heitor Villa Lobos/SP e curso técnico com habilitação específica de Magistério - CEFAM. Como doutoranda investiga o desenvolvimento de competências e habilidades relativas às noções básicas de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação à atuação profissional já desenvolveu diversos trabalhos na área musical, como docente e musicista, e na área da Educação como docente (Educação infantil e anos iniciais do Ensino fundamental) e assistente pedagógica de projeto voltado aos processos de ensino e aprendizagem da matemática. Atualmente trabalha com a Educação Infantil.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Oliveira Júnior, A. P. de, & Barbosa, N. D. (2022). Indicando tarefas para um jogo pedagógico no ensino de probabilidade: abordando o conceito de espaço amostral: aborder le concept d’espace d’échantillonnage. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(4), 2–24. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.15779

Edição

Seção

Artigos