A história da matemática como ferramenta metodológica no ensino do Teorema de Tales
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i2.8249Resumo
Este relato de experiência descreve a atividade realizada na Turma do 1º Ano “A” na EREM José de Almeida Maciel, localizada na cidade de Pesqueira-PE. A História da Matemática foi utilizada como ferramenta de suporte para realização desta proposta de atividade voltada ao ensino do Teorema de Tales. Os discentes trabalharam em grupo e também individualmente em atividades verificativas na lousa. Na realização desta atividade percebemos o entusiasmo que os estudantes mostraram ao conhecer a origem dos conteúdos. Também notamos que os questionamentos ocorreram no que diz respeito à utilidade dos conteúdos através do tempo. Notou-se uma evolução no aspecto de trabalho em equipe, na compreensão do conteúdo e também na interpretação de situações-problemas envolvendo o tema. Acreditamos que a História da Matemática torna-se imprescindível no processo de ensino-aprendizagem a partir da necessidade de compreensão do conhecimento matemático em diversos contextos, como exige a sociedade atual de seus integrantes.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério Da Educação. (2000)Secretaria De Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília, DF.
Dolce,Osvaldo;Pompeo, José Nicolau. (2007) Fundamentos da Matemática Elementar 9. São Paulo. 8ª Ed. Saraiva. Coleção Fundamentos da Matemática Elementar.
Eves, H. Introdução à História da Matemática. (2004) Trad. Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Unicamp.
Iezzi, Gelson; Dolce, Osvaldo; Machado, Antonio. (2009) Matemática e Realidade: 9º Ano. São Paulo. 6 ed. Atual. Coleção Matemática e Realidade.
Nobre, S. Alguns “porquês” na História da Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática. (1996)Cadernos CEDES. n.40. História e Educação Matemática. Campinas, SP: Papirus, p.29-35.
Vygotsky, Lev Semenovich. (1998) A formação social da mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.