Ensino da adição nos anos iniciais: o sentido por trás do vai um

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17208

Palavras-chave:

Operações aritméticas, Adição, Vai um, Adição com transporte

Resumo

O presente texto discute uma “simplificação” presente no ensino da adição nos anos iniciais: o famoso “vai um”! Observa-se que muitos estudantes de diferentes níveis de ensino sabem realizar a operação da adição com transporte – em que na soma de duas unidades o resultado supera nove – entretanto um número reduzido conhece o significado do famoso “vai um. Questões como essa são recorrentes nos anos iniciais, muitas vezes por conta de os professores não possuírem formação específica em Matemática, o que pode levar a atalhos, por exemplo, no ensino da adição, com a expressão “vai um", sem compreender seu significado. O estudo destaca a importância da operação aritmética da adição, que acompanha os estudantes ao longo de suas vidas. Geralmente, o ensino das operações é baseado em métodos tradicionais de memorização e cálculo. Por exemplo, ao somar 15 + 8, muitos alunos aplicam o algoritmo, mas nem sempre compreendem o significado do "vai um". O objetivo do estudo é discutir questões relacionadas à adição com transporte nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresentar possibilidades para superar a ideia mecânica do "vai um" na escola. Uma abordagem sugerida é o uso de materiais concretos, como o material dourado e o ábaco, que podem facilitar a compreensão e o desenvolvimento dos estudantes. Por fim, o texto ressalta a importância de trabalhar a construção do número operatório e as relações entre os objetos, enfatizando que o uso adequado dos materiais didáticos requer um professor mediador, que proporcione uma aprendizagem dinâmica e atraente.

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Biografia do Autor

Luana Leal Alves, Furg

Doutoranda na Furg

Antonio Mauricio Medeiros Alves, UFPel

Docente na UFPEL

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Alves, L. L., & Alves, A. M. M. (2023). Ensino da adição nos anos iniciais: o sentido por trás do vai um. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(2), 51–70. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17208

Edição

Seção

Artigos