Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i2.13757

Palavras-chave:

Celular, App Inventor, Ensino.

Resumo

A pesquisa apresentada neste trabalho é fruto de uma iniciação científica em tempos de pandemia. Ela integra o mosaico de discussões desenvolvidos pelo projeto (extraído para manter o anonimato) que busca discutir o uso das tecnologias digitais móveis nos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes níveis de ensino. Objetivamos apresentar uma proposta de aplicativo desenvolvido para explorar conceitos e resoluções de equações no ensino fundamental. Como processos de elaboração, utilizou-se do aplicativo App Inventor, que possui uma interface acessível e que não necessita de conhecimentos avançados de programação. Neste processo pudemos trazer algumas conversas sobre o uso de games no ensino de matemática e possibilidade de associação de tecnologias digitais ao contexto educacional. Temos como produto final um aplicativo que pode ser utilizado em aulas e compartilhado gratuitamente.

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Biografia do Autor

Karina da Costa Conceição, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Juliana Leal Salmasio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), possui Licenciada em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (2018) e Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Membro e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Educação Matemática - (GPTEM/UFGD) e do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais Móveis e Educação Matemática (TeDiMEM). É integrante do Projeto Tecnologias Digitais Móveis e Educação Matemática (TeDiMEM), dedicando-se a pesquisas relacionadas ao uso do Smartphone (e outras Tecnologias Digitais) no processo de Ensino e de Aprendizagem matemática.

Aparecida Santana de Souza Chiari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mãe do Enzo, esteve em licença maternidade em 2017. Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2007) e Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2015). Foi Orientadora Educacional Online do programa RedeFor, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em parceria com a Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Ministrou disciplinas na USP para cursos da área de Exatas. Atualmente é docente Adjunta A2 do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da mesma instituição e editora da Revista Perspectivas da Educação Matemática (Qualis B1 - Ensino). Foi coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Costa Rica/MS, é membro dos grupos de pesquisa GETECMAT, GEForPED e GPIMEM (associada). É também membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Mato Grosso do Sul, membro do comitê de pareceristas das revistas Integrare, Perspectivas da Educação Matemática e BOLEMA, além de emitir pareceres ad hoc para outros periódicos.

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Publicado

2021-07-05

Como Citar

Conceição, K. da C., Salmasio, J. L., & Chiari, A. S. de S. (2021). Smartphone e Educação Matemática: desenvolvimento de um aplicativo para o estudo de equações no ensino fundamental. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(2), 173–194. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i2.13757

Edição

Seção

Iniciação científica