Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13600

Palavras-chave:

Diva Noronha, Expertise, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho busca mostrar aspectos do desenvolvimento do Laboratório de Currículos (LC), sobre a perspectiva de Diva Noronha, uma das precursoras na formação de professores para os anos iniciais, durante a reformulação curricular de matemática a partir da década de 1970. O texto é guiado pelas seguintes questões norteadoras: De que maneira Noronha colaborou para a produção de saberes profissionais docentes para os professores das séries iniciais no LC do Estado do Rio de Janeiro? Que contextos de sustentação possibilitaram as propostas de Noronha? Quais as propostas gerais de Noronha? O estudo adota como referencial teórico-metodológico os conceitos de: expert, matemática para/a ensinar. Analisamos também, o período antecessor a aplicação do LC segundo noticiários da época. Assim, as primeiras considerações nos permite caracterizar Noronha uma possível expert para a formação de professores das séries iniciais a partir de sua tese e o relato de experiência, concedido ao grupo GHEMAT- Brasil.

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Biografia do Autor

Thiago Sousa Cunha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Maracanã

Graduando em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atuando na área de Educação Matemática.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Cunha, T. S., Santos da Silva, G. A., & França, D. M. (2021). Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975). TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(3), 84–105. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13600

Edição

Seção

Dossiê temático: História da educação matemática - contribuições para a formação de professores