Uma investigação sobre o erro em Matemática: possibilidades para a aprendizagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i2.13401Palavras-chave:
Avaliação Escolar, Erro, Matemática, Ensino e Aprendizagem.Resumo
Este relato objetiva apresentar os resultados de uma investigação realizada durante a execução de um trabalho de conclusão de curso com o tema do erro em avaliações e práticas docentes em Matemática. Nesse sentido, os dados produzidos buscam mostrar como os erros podem auxiliar o professor e o estudante na aprendizagem matemática. Metodologicamente, a pesquisa efetuada teve uma abordagem qualitativa e exploratória com a utilização de um questionário online, sendo realizada com professores de Matemática.
Downloads
Referências
Carvalho, H. de A. (2016). A análise dos erros dos alunos em cálculo I como estratégia de ensino. 75f. Dissertação (Mestrado Profissional) ̶̶ Departamento de Matemática. Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro.
Cury, H. N.(2007). Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Cury, H. N.; Silva, P. N. Análise de erros em resoluções de problemas: uma experiência de estágio em um curso de licenciatura em matemática. R.B.E.C.T., vol. 1, núm. 1, p. 85-97, 2008.
Escobar, F. C. C. Investigando erros em matemática: fatores que interferem na aprendizagem dos educandos.117f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) ̶ Instituto de ciências exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora..
Fiorentini, D.; Lorenzato, S. (2012). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª. ed. Rev. Campinas, SP: Autores Associados.
Kistemann Jr. M. A. (2004). O erro e a Tarefa Avaliativa em Matemática: uma abordagem qualitativa. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) ̶̶ Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Luckesi, C. C. (2013) Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 1. ed. São Paulo: Cortez.
Neves, J. L. (1996). Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5.
Oliveira, S. S. G.; Gonçalves Jr., M. A. (2017). Uma reflexão sobre a própria prática a partir da análise de erros como estratégia didática, em aulas de matemática. In: encontro goiano de educação matemática, Urutaí. Anais do 6° Encontro Goiano de Educação Matemática, Goiás, SBEM-GO.
Pessim, M. O. S.; Leite, E. A. P. (2020). A avaliação e o erro no processo de ensino-aprendizagem na formação inicial e continuada de professores de matemática. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1.
Santos Júnior, J. F. dos; Barboza, P. L. (2020). Como o professor de Matemática percebe o erro do aluno resolvendo atividades matemáticas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e246985290, 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5290. Acesso em: 4 nov. 2020.
Zagnoli, T. de P. (2017). Uma análise do erro de um grupo de estudantes do Ensino Médio em uma escola de Juiz de Fora - MG sob a ótica sociocontextual. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Juiz de Fora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.