Uma investigação sobre o erro em Matemática: possibilidades para a aprendizagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i2.13401

Palavras-chave:

Avaliação Escolar, Erro, Matemática, Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Este relato objetiva apresentar os resultados de uma investigação realizada durante a execução de um trabalho de conclusão de curso com o tema do erro em avaliações e práticas docentes em Matemática. Nesse sentido, os dados produzidos buscam mostrar como os erros podem auxiliar o professor e o estudante na aprendizagem matemática. Metodologicamente, a pesquisa efetuada teve uma abordagem qualitativa e exploratória com a utilização de um questionário online, sendo realizada com professores de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Kistemann Jr., UFJF

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFJF

Cristiane Corrêa Amaral, UFJF

Estudante-Licenciatura-Matemática (UFJF)

Referências

Carvalho, H. de A. (2016). A análise dos erros dos alunos em cálculo I como estratégia de ensino. 75f. Dissertação (Mestrado Profissional) ̶̶ Departamento de Matemática. Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro.

Cury, H. N.(2007). Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Cury, H. N.; Silva, P. N. Análise de erros em resoluções de problemas: uma experiência de estágio em um curso de licenciatura em matemática. R.B.E.C.T., vol. 1, núm. 1, p. 85-97, 2008.

Escobar, F. C. C. Investigando erros em matemática: fatores que interferem na aprendizagem dos educandos.117f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) ̶ Instituto de ciências exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora..

Fiorentini, D.; Lorenzato, S. (2012). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª. ed. Rev. Campinas, SP: Autores Associados.

Kistemann Jr. M. A. (2004). O erro e a Tarefa Avaliativa em Matemática: uma abordagem qualitativa. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) ̶̶ Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Luckesi, C. C. (2013) Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 1. ed. São Paulo: Cortez.

Neves, J. L. (1996). Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5.

Oliveira, S. S. G.; Gonçalves Jr., M. A. (2017). Uma reflexão sobre a própria prática a partir da análise de erros como estratégia didática, em aulas de matemática. In: encontro goiano de educação matemática, Urutaí. Anais do 6° Encontro Goiano de Educação Matemática, Goiás, SBEM-GO.

Pessim, M. O. S.; Leite, E. A. P. (2020). A avaliação e o erro no processo de ensino-aprendizagem na formação inicial e continuada de professores de matemática. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1.

Santos Júnior, J. F. dos; Barboza, P. L. (2020). Como o professor de Matemática percebe o erro do aluno resolvendo atividades matemáticas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e246985290, 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5290. Acesso em: 4 nov. 2020.

Zagnoli, T. de P. (2017). Uma análise do erro de um grupo de estudantes do Ensino Médio em uma escola de Juiz de Fora - MG sob a ótica sociocontextual. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

Kistemann Jr., M. A., & Amaral, C. C. (2021). Uma investigação sobre o erro em Matemática: possibilidades para a aprendizagem matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(2), 195–217. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i2.13401

Edição

Seção

Experiências pedagógicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)