Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13288

Palavras-chave:

História da educação matemática, Geometria, Movimento da Matemática Moderna

Resumo

Este artigo apresenta o mapeamento e análise de pesquisas produzidas no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu, no período de 2000 a 2019, que problematizaram as propostas para o ensino de Geometria em tempos do Movimento da Matemática Moderna. Aspectos importantes do movimento e das diferentes orientações para o ensino de Geometria foram identificados nas onze dissertações selecionadas, estabelecendo um diálogo com autores que problematizam a cultura escolar em uma perspectiva histórica. Com a análise foi possível identificar uma concentração de pesquisas voltadas para o primeiro ciclo do Ensino Secundário, considerando os livros didáticos e os documentos normativos como as fontes mais utilizadas. Na abordagem da Geometria, destacou-se as transformações geométricas e a ênfase na Geometria intuitiva e dedutiva. Das ausências, foram identificadas poucas construções geométricas, falta de interação com o estudante e de orientações consistentes aos professores e alunos nas coleções de livros didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnéia Almeida Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Matemática com Enfoque em Informática (UESB). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-PPGECM (UESC). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e a Diversidade Cultural (GPEMDiC). Membro do projeto de pesquisa, Tecendo o Processo Histórico de Profissionalização docente, no âmbito da Matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia. Integrante do projeto de pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer-Assisted Qualitative Data Analysis Software): campo de saberes para a educação em ciências e matemática.

Larissa Pinca Sarro Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1994), mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP (1999) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática com temas relacionados à História da Educação Matemática, Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática e Resolução de Problemas nas aulas de Matemática. Coordena projeto itinerante de divulgação científica com ênfase em atividades investigativas de Matemática.

Martha Raíssa Iane Santana da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), campus Ilhéus - BA.Doutora em Educação e Saúde (UNIFESP - 2017); doutorado sanduíche Université Paris Sud - Paris XI (2014 - 2015), pelo projeto de cooperação internacional entre as agências CAPES e COFECUB; mestre em Ciências: educação e saúde na infância e na adolescência (UNIFESP - 2013); Pedagoga (Faculdade Social da Bahia - 2010). Professora colabora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM - UESC). Componente do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT) e Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMDIC). Possui experiência na organização de atividades de Formação continuada para professores, no trabalho com Escolas populares, Educação Infantil e ações de formação para adolescentes e jovens. Experiência na docência no ensino superior, no Curso de Pedagogia da Universidade de Guarulhos (UNG), nas disciplinas de Introdução à Pedagogia, Metodologia do Ensino de Matemática, Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil; Didática: Organização Pedagógica, Currículos, programas e projetos pedagógicos; Práticas de Ensino: aspectos sócio, cultural e político na formação do gestor educacional.

Referências

Brigo, J. (2010). As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise

histórica nos livros didáticos. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Britto, L. P. de. (2008). Scipione Di Pierro Neto e sua proposta para o ensino da

geometria na Coleção Curso Colegial Moderno. (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Camargo, K. C. (2009). O ensino da geometria nas coleções didáticas em tempos

do Movimento da Matemática Moderna na capital da Bahia. (Dissertação de

Mestrado). Universidade Bandeirante, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Caldatto, M., & Pavanello, R. (2015). Um panorama histórico do ensino de geometria no Brasil: de 1500 até os dias atuais. Quadrante, 24(1), 103-128. Obtido de https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/63

Chervel, A. (1990) História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria & Educação, Porto Alegre, nº 2, p. 177-229,.

Dias, A. L. M. (2008). O movimento da matemática moderna: uma rede internacional científica-pedagógica no período da Guerra Fria. In; Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias, 2008. Anais. Rio de Janeiro: Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ. Disponível em http://www.necso.ufrj.br/esocite2008/trabalhos/35892.doc.

Ferreira, A. C. da C. (2006). Propostas pedagógicas de geometria no movimento

paranaense de matemática moderna. Dissertação de Mestrado em Educação.

Curitiba: Pontifícia Universidade Católica.

Ferreira, R. C. (2008). Orientações curriculares para o ensino de geometria: do

período da Matemática Moderna ao momento atual. (Dissertação de Mestrado).

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Fiorentini, D., Passos, C. L. B. & Lima, R. C. R. (Ed.). (2016) Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: Período 2001 a 2012. Campinas: FE-Unicamp.

Fraga, S. A. (2004). Um estudo sobre triângulos em livros didáticos a partir do Movimento da Matemática Moderna. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Garnica, A. V. M.. & Souza, L. A. (2012) Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica/ Editora Unesp.

Gomes, L. P. S. (2014) Entre a Exposição e a Descoberta: a coleção Matemática e as práticas escolares relacionadas à sua utilização no Instituto Nossa Senhora da Piedade. (Tese Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

Guimarães, H. M. (2007). Por uma matemática nova nas escolas secundárias: perspectivas e orientações curriculares da matemática moderna. In: Matos, J. M. & Valente, W. R. (Eds.) A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos (pp. 21-45). São Paulo: Grices/Da Vinci.

Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. (1961). Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Coleção de Leis do Brasil Disponível em < https://www2.camara.leg.br>.

Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Coleção de Leis do Brasil Disponível em < https://www2.camara.leg.br>.

Oliveira, M. C. A., Silva, M. C. L., & Valente, W. R. (Org.). (2011). O Movimento da matemática moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: UFJF.

Oliveira Filho, F., 2009. O School Mathematics Study Group (SMSG) E O Movimento Da Matemática Moderna No Brasil. (Dissertação de Mestrado). Universidade Bandeirante de São Paulo, SP, Brasil.

Pavanello, R. M. (1989). O Abandono Do Ensino De Geometria: Uma Visão Histórica. Mestrado. Universidade Estadual de Campinas.

Pizzani, L., Silva, R. C. da, Bello, S. F., & Hayashi, M. C. P. I. (2012). A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 10(2), 53–66. https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896.

Rios, M. S. B. (2010). A proposta de ensino da geometria nos livros do GRUEMA.

(Dissertação de Mestrado). Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, São Paulo , Brasil.

Rocco, C. M. K. (2010). Práticas e discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de Geometria. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal De Santa Catarina,

Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Santos, J. E., & Lando, J. C. (2020). Uma análise da geometria abordada nos livros didáticos durante o Movimento da Matemática Moderna: estudo baseado em dissertações e teses. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10880.

Silva, J. C.D. (2014). As Transformações Geométricas nos currículos prescritos de matemática no Ensino Fundamental (1930-2010). (Dissertação de Mestrado). Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Thiago Neves Mendonça. (2016). Que Geometria ensinar as crianças em tempos de Matemática Moderna? (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz De Fora, Minas Gerais, Brasil.

Valentim Júnior, J. L. (2013). A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: análise de livros didáticos utilizados entre a reforma Capanema e o MMM. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Silva, S. A., Gomes, L. P. S., & Silva, M. R. I. S. da. (2021). Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(3), 128–150. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13288

Edição

Seção

Dossiê temático: História da educação matemática - contribuições para a formação de professores