O uso de microcontroladores na formação de futuros professores de matemática: reflexões entre elos criativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12806

Palavras-chave:

Cadeia Criativa. Microcontroladores. Formação Inicial de Professores.

Resumo

O presente relato tem como objetivo discutir até que ponto e de que maneira o uso de microcontroladores em práticas docentes baseadas em elos criativos pode contribuir para a formação de futuros professores de Matemática. Para tanto, realizou-se o estudo na disciplina Prática de Ensino II, no Curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Campo Grande. Elaborou-se, como aporte teórico-metodológico, a Cadeia Criativa, a qual está ancorada na abordagem sócio-histórico-cultural de desenvolvimento, articulada aos aspectos históricos, conceituais e práticos inerentes à plataforma de prototipagem Arduino. Ao longo da pesquisa, adotou-se, como instrumento de coleta dos dados, o diário com registro das reflexões dos partícipes. O trabalho resultou em contribuições distintas, tanto no que concerne à ampliação do repertório relacionado à prática de programação, quanto na relevância do compartilhamento de desejos e sentidos no contexto da formação inicial de professores de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvanilson Santos Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2019), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2015), Mestre em Computação, Comunicação e Artes pela Universidade Federal da Paraíba (2019), Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Patos (2010), possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005),Licenciatura em Matemática (2016) e em Computação (2019) pela Universidade Federal da Paraíba. Foi bolsista do Programa Observatório da Educação-CAPES, onde atuou em uma perspectiva colaborativa junto a pesquisadores da UFMS/UEPB/UFAL, professores e graduandos em escolas públicas desenvolvendo pesquisas com temática relacionada a Robótica Educacional e Ensino/Aprendizagem de Matemática (2015). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Formação e Educação Matemática - FORMEM. Atuou como professor convidado na Pós-Graduação em Automação e Controle Industrial e Gestão Empresarial, além de ser docente mestre no curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial na Faculdade SENAI-PB e Tutor na modalidade EAD do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas nas áreas de Arte Computacional, Realidade Virtual (RV), Robótica Educacional (RE), Robótica Industrial (RI), Tecnologias Assistivas, Educação Especial e Formação de Professores.

Patricia Sândalo Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Ciências Habilitação Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em Educação Matemática (1997) e doutorado em Educação Matemática (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro. Atualmente é Diretora do Instituto de Matemática, Docente do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Docente do Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (2011/2013). Chefe do Departamento de Matemática da UFMS (2009/2010). Avaliadora CAPES de Projetos PIBID (2013). Editora-Chefe do Periódico Perspectivas da Educação Matemática da UFMS (2010-2013).Revisora e membro do corpo editorial de inúmeros periódicos.Coordenadora do Projeto CNPq Estado da arte das pesquisas em educação Matemática que tratam da formação de professores produzidas nos Programas de Pós-Graduação das regiões norte, nordeste e centro-oeste no Brasil a partir de 2005 (2011-2013). Coordenadora do projeto em rede Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste, financiado pelo Programa Observatório da Educação - CAPES na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Instituição sede) (2013-2016). Colaboradora do Projeto Universal CNPq Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina Matemática (2013-2016). Coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho Formação de Professores que ensinam Matemática (GT 7) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2015-2018). Membro do GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática da SBEM. Líder do Grupo de Pesquisa FORMEM - Formação e Educação Matemática. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação Matemática e Ensino de Ciências com base nos princípios do Materialismo Histórico Dialético e da Pesquisa Colaborativa, atuando principalmente com Formação de Professores (formação inicial, formação continuada e desenvolvimento profissional).

Referências

Buechley, L. et. al. (2008). The lilypad Arduino: using computational textiles to investigae engagement, aesthetics, and diversity in computer Science education. In: ACM. Procedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems, p. 423-432.

Csikszentmihalyi, M. (1988). Society, culture, and person: a system view of creativity. In: Stemberg, Robert J. (Org.). The nature of creativity. Nova York: Cambridge university Press, p. 325- 339.

Evans, M.; Noble, J.; Hochenbaum, J. (2013). Arduino em ação. São Paulo: Novatec.

Freire, P. Pedagogy of the oppressed. (1972). Nova Iorque: Herder and Herder.

Gontijo, C. H.; Carvalho, A. T.; Fonseca, M. G.; Farias, M. P. (2019). Criatividade em Matemática: Conceitos, metodologias e avaliação. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Leontiev, A. [1977] (2003). Activity, consciosness and personality. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Ed. 34.

Liberali, F. C. (2018). Cadeia Criativa: Conceitos Centrais. Liberali, F. C. & Fuga, V. P. (Orgs.). Cadeia Criativa: teoria e Prática em discussão, Campinas, SP: Pontes Editora.

Martins, M. R. O. (2016). Uso Da Plataforma Microcontrolada Arduino no Ensino De Eletrodinâmica. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal Do Pampa, Mestrado Profissional Em Ensino De Ciências.

Mafra, M. F. (2019). Contribuições para o ensino de eletrônica e robótica nas escolas de ensino médio de Presidente Prudente e região. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente.

Mcroberts, M. (2011). Arduino Básico. São Paulo: Novatec.

Novacoski, M. P. (2017). O Arduino na Programação de experiencias em termodinâmica e em Física Moderna. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básica) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa.

Pereira, J. A. (2018). Um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma Arduino. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa.

Reas, C.; Fry, B. (2007). Processing: a programming handbook for visual designers and artists. Mit Press.

Rodrigues, R. F. (2014). Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física. DISSERTAÇÃO (Mestrado Profissional em Ensino De Ciências, Instituto De Física, Programa De Pós-Graduação em Ensino de Física) Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre.

Santos, J. A. (2016). Instrumentação eletrônica com arduino aplicada ao ensino de Física. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional Em Ensino De Física) – Universidade Federal Rural de Pernambuco. Unidade Acadêmica de Garanhus, Garanhus.

Silva, A. J. B. da. (2014). Um modelo de baixo custo para aulas de robótica educativa usando a interface arduino Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

Spinoza, B. [1677]. (2003). Ética demonstrada à maneira dos geômetras. Tradução: Jean Melville. São Paulo, Martin Claret.

Vygotsky, L. S.; Luria, A. R.; Leontiev, A. [1934]. (2006). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. Ed. Trad. Maria da penha Vilalobos. São Paulo: Ícone.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Oliveira, E. S., & Pereira, P. S. (2020). O uso de microcontroladores na formação de futuros professores de matemática: reflexões entre elos criativos. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(4), 57–73. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12806

Edição

Seção

Artigos