O uso de microcontroladores na formação de futuros professores de matemática: reflexões entre elos criativos
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12806Palavras-chave:
Cadeia Criativa. Microcontroladores. Formação Inicial de Professores.Resumo
O presente relato tem como objetivo discutir até que ponto e de que maneira o uso de microcontroladores em práticas docentes baseadas em elos criativos pode contribuir para a formação de futuros professores de Matemática. Para tanto, realizou-se o estudo na disciplina Prática de Ensino II, no Curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Campo Grande. Elaborou-se, como aporte teórico-metodológico, a Cadeia Criativa, a qual está ancorada na abordagem sócio-histórico-cultural de desenvolvimento, articulada aos aspectos históricos, conceituais e práticos inerentes à plataforma de prototipagem Arduino. Ao longo da pesquisa, adotou-se, como instrumento de coleta dos dados, o diário com registro das reflexões dos partícipes. O trabalho resultou em contribuições distintas, tanto no que concerne à ampliação do repertório relacionado à prática de programação, quanto na relevância do compartilhamento de desejos e sentidos no contexto da formação inicial de professores de Matemática.
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