Conhecimento Especializado de um formador de professores de Matemática ao ensinar o Teorema do Algoritmo da Divisão Euclidiana: um foco nos exemplos e explicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12716

Palavras-chave:

Conhecimento especializado do formador. Licenciatura em Matemática. Teoria dos Números. Conhecimento especializado.

Resumo

De acordo com algumas perspectivas, qualquer profissional envolvido e responsável pela formação de professores pode ser considerado um formador. Nesse sentido, um matemático que trabalha em cursos de formação inicial é considerado também como formador de professores, e seu conhecimento influencia diretamente essa formação. Neste artigo analisamos a prática de um matemático que atua na formação de professores e discutimos o conhecimento especializado desse formador, considerando a perspectiva do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge. Os resultados obtidos permitem destacar a natureza especializada e o conteúdo do conhecimento do formador, que é matemático e não possui formação específica para assumir o papel de formador.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Almeida, M. V. R. de, & Ribeiro, M. (2020). Conhecimento Especializado de um formador de professores de Matemática ao ensinar o Teorema do Algoritmo da Divisão Euclidiana: um foco nos exemplos e explicações. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(4), 24–56. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12716

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Artigos