A abordagem da geometria esférica no ensino e na aprendizagem matemática: o que apontam as pesquisas realizadas entre 2000 e 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i2.11952

Palavras-chave:

Geometrias não-euclidianas, Geometria Esférica, Ensino e aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um mapeamento de pesquisas, realizadas entre os anos 2000 e 2018, vinculados ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e aos programas de pós-graduação, nas áreas de educação, educação matemática, ensino de matemática e/ou ensino de ciências e matemática, de modo a analisar o que é revelado sobre o ensino e aprendizagem da geometria esférica. O corpus do estudo foi constituído de 20 produções, analisadas a partir de critérios estabelecidos de acordo com Moraes (2003). A análise dos dados apontou a preocupação, quanto à aprendizagem da geometria esférica por alunos da Educação Básica, a partir de diferentes encaminhamentos didático-metodológicos, mas pouca discussão sobre o ensino dessa temática em cursos de formação de professores. Tal cenário, nos levou a observar a necessidade de novas investigações que visem alternativas para o ensino da geometria esférica na formação de professores.

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Publicado

2021-07-05

Como Citar

Fonseca, J. A. da, & Leivas, J. C. P. (2021). A abordagem da geometria esférica no ensino e na aprendizagem matemática: o que apontam as pesquisas realizadas entre 2000 e 2018. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(2), 59–82. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i2.11952

Edição

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Artigos