A Matemática além dos muros da escola: construindo tabelas e gráficos sobre os fatores de saúde

Mateus Souza de Oliveira, Alex Andrade Alves

Resumo


Este texto trata-se do relato de uma experiência realizada na disciplina de Matemática com as turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do sudoeste baiano. O objetivo do trabalho foi desenvolver estratégias e ações que possibilitem aos educandos a construção, a análise e a interpretação de gráficos e tabelas em questões transversais mediante pesquisa de campo em suas comunidades. A proposta educativa contou com a participação de 75 educandos que foram a campos e coletaram dados de 2727 sujeitos. Foram abordados o tema transversal saúde e os conceitos básicos de Estatística. A experiência permitiu aplicar orientações para atividades práticas que revelaram avanços e limites para realização das atividades propostas.

Palavras-chave


Matemática. Saúde. Estatística.

Texto completo:

PDF

Referências


Brasil (1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2006) Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática: MEC/SEF.

Brasil (2002) Ministério da Educação. PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos PCN – ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, MEC/Semtec.

Brasil (2002) Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As cartas da promoção da saúde/Ministério da saúde, secretaria de políticas de saúde, projeto promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde.

Cazorla, I. M.; Magina, S. M. P.; Ferreira, V. G. G.; Guimarães, G. L. (org.).(2017) Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. (Biblioteca do Educador, Coleção SBEM, 9, E-book.).

D’ambrosio, Ubiratan.(1986) Da realidade a ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus.

Pereira, S. (2009) A leitura e interpretação de tabelas e gráficos para alunos do 6º ano do ensino fundamental: uma intervenção de ensino. 180 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.




DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10874

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/

TANGRAM - Revista de Educação Matemática
e-ISSN: 2595-0967

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.