Análise da produção de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, veiculada em cartazes, acerca da presença ou não de proporcionalidade em situações cotidianas de preços de produtos
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.10869Palavras-chave:
Grandezas Proporcionais. Proporcionalidade. Educação Matemática.Resumo
O objetivo geral deste artigo reside em apresentar e analisar dados das produções apresentadas por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de um colégio público, fruto de um trabalho de campo relacionado com o conteúdo proporcionalidade e os resultados sintetizados em cartazes afixados nas paredes de uma sala de aula. O trabalho está inserido em um estudo amplo, que objetiva responder questões pertinentes com os conhecimentos necessários para a docência de professores em serviço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa modalidade pesquisa-ação estratégica, segundo Franco (2005), em que a análise dos dados colhidos ao acaso constituíram o mote para apontar indicações a respeito de como a proposição de atividades pelo professor, sem a devida correção dos resultados obtidos, pode afetar distorções em relação a inadequada apropriação de conhecimentos pelos alunos. Os resultados revelaram indícios de o conteúdo não ter sido desenvolvido de maneira adequada e em consonância com a efetiva compreensão acerca de um dos significados do conceito proporcionalidade, envolvido nas situações-problema apresentadas.
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