Análise da produção de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, veiculada em cartazes, acerca da presença ou não de proporcionalidade em situações cotidianas de preços de produtos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.10869

Palavras-chave:

Grandezas Proporcionais. Proporcionalidade. Educação Matemática.

Resumo

O objetivo geral deste artigo reside em apresentar e analisar dados das produções apresentadas por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de um colégio público, fruto de um trabalho de campo relacionado com o conteúdo proporcionalidade e os resultados sintetizados em cartazes afixados nas paredes de uma sala de aula. O trabalho está inserido em um estudo amplo, que objetiva responder questões pertinentes com os conhecimentos necessários para a docência de professores em serviço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa modalidade pesquisa-ação estratégica, segundo Franco (2005), em que a análise dos dados colhidos ao acaso constituíram o mote para apontar indicações a respeito de como a proposição de atividades pelo professor, sem a devida correção dos resultados obtidos, pode afetar distorções em relação a inadequada apropriação de conhecimentos pelos alunos. Os resultados revelaram indícios de o conteúdo não ter sido desenvolvido de maneira adequada e em consonância com a efetiva compreensão acerca de um dos significados do conceito proporcionalidade, envolvido nas situações-problema apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Educação Matemática,  GAN - Departamento de Análise, IME - Instituto de Matemática e Estatística, área de pesquisas: Formação de professores que ensinam Matemática.

Referências

Fischbein, Efrain. (1994). The interaction between the formal, the algorithmic and the intuitive components in a mathematical activity. In: Didactics of Mathematics as a Scientific Discipline. Mathematics Education Library. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Franco, Maria Amélia Santoro (2005). Pedagogia da Pesquisa-ação. Revista Educação e Pesquisa. V.31.n.3. set/dez. 483-502. São Paulo. SP.

Disponível em: http:// www.sciwlo.br/pdf/ep/v31/n3/a11v31n3.pdf. Acesso em 19 dez. 2019.

Freire, Paulo (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra.

Hargreaves, Andy (1998) Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na Idade Pós-Moderna. Lisboa: Editora Mc Graw-Hill.

Lima, Elon Lages (1991). Grandezas Proporcionais. In: Meu Professor de Matemática e outras histórias. Rio de Janeiro. RJ: IMPA Instituto de Matemática Pura e Aplicada. VITAE Apoio à cultura, Educação e Promoção Social.

Teixeira, Paulo Jorge Magalhães (2012)Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor de Matemática para a exploração de problemas de contagem no Ensino Fundamental. (Tese) Doutorado em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo.

Shulman, Lee S. (1986). Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher. v.15, n.2, p.4-14.

Tall, David; Vinner, Shlomo. (1981). Concept image and concept definition in mathematics with particular reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, 12, 151-169.

Skovsmose, Ole (2000). Cenários para investigação. Boletim de Educação Matemática. Rio Claro: UNESP.

Cobb, Paul; Confrey, Jere; diSessa, Andrea; Lehrer, Richard; Schauble, Leona (2003). Design Experiments in Educational Research. American Educational Research Association. vol. 32. No. 1. pp. 9-13. jan/fev.

Fishbein, Efrain. (1975). The intuitive sources of probabilistic thinking in children. Dordrecht: Reidel.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Teixeira, P. J. M. (2020). Análise da produção de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, veiculada em cartazes, acerca da presença ou não de proporcionalidade em situações cotidianas de preços de produtos. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(3), 110–137. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.10869

Edição

Seção

Artigos