A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i2.10544

Palavras-chave:

Matemática, Educação Infantil, Linguagens

Resumo

O artigo aborda a Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina de um curso de Pedagogia do interior do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é problematizar e analisar os ditos dos discentes em relação a Matemática para a Educação Infantil, a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia. Os procedimentos metodológicos se constituíram a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (2009) e dos ditos dos discentes a partir de questionários on-line. As análises mostram que a disciplina de Ensinar e Aprender Matemática trouxe algumas discussões relativas ao lúdico, as noções matemáticas, ao estudo dos documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, Referencial Nacional para a Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular) e as aproximações da linguagem matemática com o dia a dia. A pesquisa aponta a importância de uma disciplina que enfatize a Educação Infantil, na perspectiva de refletir sobre a infância, as brincadeiras, as linguagens e a linguagem matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Cristina Cezar Pozzobon, Universidade Federal do Pampa

Docente no curso de Pedagogia e Mestrado em Educação da Universidade Federal do Pampa

Geonice da Silva e Silva, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Pedagogia

Referências

Barbosa, M. C. S. (2009). Práticas cotidianas na Educação Infantil: Bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília, DF.

Barbosa, M. C. S. & Richter, S. R. S. (2018) Saberes e conhecimentos que compõem currículos com bebês e crianças pequenas. Série-Estudos, 23(49), 47-65. Recuperado de http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/1141.

Bonfante, C. Z. & Camargo, G. (2017). As múltiplas linguagens no cotidiano da Educação Infantil expressas nas falas das professoras de um CEI de Nova Veneza SC. Santa Catarina: UNESC.

Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF: MEC.

Brasil. (2015). Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 2 de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CNE.

Brasil. (2010). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC.

Brasil. (2006). Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n.1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília: CNE.

Brasil. (1998). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC.

Ferro, L. L. S. (2016). A criança da Educação Infantil e a Linguagem Matemática: relações interdependentes no processo de ensino e aprendizagem. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Sílvia Pereira Gonzaga de Moraes. Maringá.

Fochi, P. S. (2015). Ludicidade, continuidade e significatividade nos campos de experiência. In D. Finco; M. C. S. Barbosa & A. L. G. Faria (Org.). Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. (pp. 221-232). Campinas, SP: Edições Leitura Crítica.

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas.

Goldenberg, M. (2004). A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8 ed. Rio de Janeiro: Record.

Goulart, M. I. M. (2008). Infância e conhecimento. Revista Paidéia, V(4), 113-145. Recuperado de http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/922.

Jjjj. (2009). Projeto Pedagógico Curso de Pedagogia. Uuuu.

Junqueira Filho, G. A. (2011). Letramento e matemática na educação infantil: uma ciranda de conhecimentos, aprendizagens e criação. In S. M. Vargas (Org.). O educador mediador do desenvolvimento das diferentes linguagens da criança. (pp. 8-23). 1ed., Brasília, DF: Gerdau.

Junqueira Filho, G. A. (2015). Múltiplas linguagens na educação da infância: perspectivas de protagonismo compartilhado entre professor, criança e conhecimento. In M. L. R. Flores & S. S. Albuquerque. Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Lopes, C. E. & Grando, R. C. (2012). Resolução de problemas na educação matemática para a infância. Anais do XVI Endipe – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Unicamp: Campinas. Recuperado de https://www.academia.edu/7890565/2_RESOLU%C3%87%C3%83O_DE_PROBLEMAS_NA_EDUCA%C3%87%C3%83O_MATEM%C3%81TICA_PARA_A_INF%C3%82NCIA_Resumo_A_Educa%C3%A7%C3%A3o_Infantil_t%C3%AAm_enfrentado_Celi_Espasandin_Lopes.

Lorenzatto, S. (2006). Educação Infantil e percepção matemática. Campinas, São Paulo: Autores Associados.

Kishimoto, T. M. (org.) (2008). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez.

Pacheco, A. L. V. (2017). Matemática na creche? Uma reflexão sobre as práticas pedagógicas em um centro municipal de educação infantil em contagem. 164 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte.

Rocha, M. J. S. (2014). Saberes docentes: Vozes de professores sobre a educação matemática para crianças. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de São Carlos. São Paulo.

Rosset, J. M.; Rizzi, M. A. & Webster, M. H. (2018). Educação Infantil: um mundo de janelas abertas. Porto Alegre: Edelbra.

Salles, F.; Faria, V. (2012). Currículo na Educação Infantil: diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. 2. ed. São Paulo: Ática.

Santos, S. M. P. (2008). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis: Vozes.

Sarmento, M. J. (2005). Gerações e alteridades: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade. Campinas, 26(91), 361-378. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a03v2691.pdf.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

Pozzobon, M. C. C., & da Silva e Silva, G. (2021). A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(2), 83–106. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i2.10544

Edição

Seção

Artigos