Vol. 11 Núm. 18 (2023): Universidades em transformação? Tensionamentos e possibilidades a partir de múltiplos saberes

					Ver Vol. 11 Núm. 18 (2023): Universidades em transformação? Tensionamentos e possibilidades a partir de múltiplos saberes

Organização 

Prof. Dr. Antônio Augusto Oliveira Gonçalves (UEMG/UFG)

Profa. Dra. Camila Mainardi (UFG)

Profa. Ma. Tatiana Maciel Gontijo de Carvalho (UEMG)

Publicado: 2023-12-31

Apresentação do Dossiê

  • Universidades em transformação? Tensionamentos e possibilidades a partir de múltiplos saberes

    Antônio Augusto Oliveira Gonçalves, Camila Mainardi, Tatiana Maciel Gontijo de Carvalho
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17882

Entrevista

  • Saber com(o) ebó epistemológico: angústias sobre tela a partir de uma umbandista

    Jaqueline de Oxóssi, Yuri Tomaz dos Santos, Fabiana Marques do Carmo
    8-28
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17885

Universidades em transformação? Tensionamentos e possibilidades a partir de múltiplos olhares

  • Quanto tempo o tempo tem: um diálogo entre Prigogine e Èṣù

    Alessandra Maria da Silva Gomes
    29-46
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17886
  • Ãxyga maramamytopaãwa, xiwe: cerimônia de cura x doença espiritual entre os povos Apyãwa e Inỹ

    Kória Valdvane Tapirapé
    47-63
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17887
  • Perspectivas em formação: Saberes da floresta (2020), de Márcia Wayna Kambeba, na formação docente e as literaturas indígenas na sala de aula

    Fernanda Vieira de Sant'Anna, Carolina Demétrio de Oliveira Costa
    64-76
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17888
  • Ensino de História e Educação Ambiental: propostas didáticas para adiar o fim do mundo

    Luciana Leite da Silva, Aline do Carmo Costa Barbosa
    77-90
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17889
  • Raça e língua: o antirracismo na formação de professores de inglês

    Tiago José de Santana Silva, Joyce Rodrigues da Silva Magalhães
    91-107
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17890
  • As feituras das bonecas Abayomi como uma educação transgressora

    Marta Quintiliano
    108-121
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17891
  • Extensão universitária: experiências da PUC/GOIÁS e SME de Goiânia na formação continuada para a implementação da Lei Federal n° 11.645/2008

    Fátima Regina Almeida de Freitas, Humberto Moreira Barros Filho, Inez Maria Milhome Viana, Warlúcia Pereira Guimarães
    122-143
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17893
  • A Oficina Escrevivências como práxis da pedagogia libertadora

    Rosânia Oliveira do Nascimento, Hellen Rodrigues Batista
    144-161
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17894
  • Dedo de prosa: filosofia e cultura nas tradições Nagô e Guarani – relato de experiência e reflexões

    Tatiana Maciel Gontijo de Carvalho, Ana Carolina Moreira Barcelos, Thiago Henrique Oliveira Jardim
    162-178
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17895
  • Do Curral Del Rey à Belo Horizonte: resgate imagético da experiência negra na cidade

    Daniel Henrique de Menezes Dias
    179-203
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17896
  • Seguindo as forquilhas da amesca: awãkã’p e retomadas nos escritos pataxó

    Antônio Augusto Oliveira Gonçalves, Ana Carolina Moreira Barcelos, Ana Liz Fernandes dos Santos David, Mariana Freitas da Silva, Agatha Nelise de Castro Jesus
    204-224
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17897
  • Entre avanços e ausências: um olhar sobre o legado colonial da antropologia

    Fillipe Alves
    225-250
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17899
  • Produção de autoria indígena em programas de pós-graduação na área de antropologia: levantamento de dissertações e teses (2010 a 2022)

    Camila Mainardi, Marina Barbosa e Silva
    251-291
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17900