Produção de autoria indígena em programas de pós-graduação na área de antropologia: levantamento de dissertações e teses (2010 a 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17900

Palavras-chave:

produção idnígena, programas de pós-graduação, antropologia, levantamento

Resumo

Frente a ausência de informações mais gerais sobre a produção acadêmica de autoria indígena e do desafio de acessá-la para além das redes em que cada um/a está inserido/a, este ensaio tem como objetivo apresentar um mapeamento exploratório da produção indígena na área de Antropologia caracterizando-a a partir de informações sobre o pertencimento étnico, identidade de gênero-sexo e
formação inicial das/os autoras/es, mas também a relacionando com os programas de pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Mainardi, UFG

UFG

Marina Barbosa e Silva, Unicamp

Unicamp

Referências

ANDRADE, Gabriela Augustha. Antropólogos indígenas propõem descolonização do pensamento para combater epistemicídio. UFMG Notícias, Belo Horizonte, 31 de julho de 2021. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/antropologos-indigenas-proproem-descolonizacao-do-pensamento-para-combater-epistemicidio Acesso em 21 de setembro de 2022.

ÂNGELO, Francisca Navantino Pinto de [Chikinha Paresi]. 2018. Educação Escolar Indígena entre os povos de Mato Grosso: Cinco casos, Cinco estudos. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional.

ANTROPOLOGIA SOCIAL É TEMA DE DEFESA DE MESTRANDO INDÍGENAS. O Estado Online, Campo Grande, 01 de agosto de 2019. Cotidiano. Disponível em: https://oestadoonline.com.br/cotidiano/defesaindigena/. Acesso em 31 de julho de 2022.

AZEVEDO, Ádria. Marco: UFPA tem primeiro Indígena Doutor. Comunicação do IFCH/UFPA, Belém, 23 de novembro de 2015. Disponível em:

https://ppga.propesp.ufpa.br/index.php/br/programa/noticias/todas/55-marco-ufpa-temprimeiro-indigena-doutor Acesso em 31 de julho de 2022.

AZEVEDO, Dagoberto Lima. 2022. Pátu: ye´pamasa ná oãʉ´pʉri (Pátu: pó da memória e do conhecimento tukano). Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas.

BARRETO, João Paulo Lima. 2021. Kumuã na kahtiroti-ukuse: uma “teoria” sobre o corpo e o conhecimento prático dos especialistas indígenas do Alto Rio Negro. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas.

BARRETO, João Paulo Lima. 2013. Wai-Mahsã: Peixes e Humanos. Um ensaio de Antropologia Indígena. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas.

BARRETO, João Rivelino Rezende. 2012. Formação e transformação de coletivos indígenas no Noroeste Amazônico: do mito à sociologia das comunidades. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas.

BARRETO, João Rivelino Rezende. 2019. Úkusse: Forma de conhecimento tukano via arte do diálogo kumuãnica. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina.

BENITES, Antonio Carlos. 2022. “Autobiografia: Uma trajetória acadêmica kaiowá e guarani”. Revista Desenvolvimento Social, Montes Claros, 28(2):79-99. DOI: 10.46551/issn2179-6807v28n2p79-99.

BENITES, Tonico. 2009. A escola na ótica dos Ava Kaiowá: impactos e interpretações indígenas. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional.

BUENO, Leticia. Mestrandos indígenas em Antropologia Social defendem dissertações. UFMS Notícias, Campo Grande, 31 de julho de 2019. Disponível em: https://www.ufms.br/mestrandos-indigenas-em-antropologia-social-defendem-dissertacoes/.

Acesso em 31 de julho de 2022.

CHAGAS, Dorvalino São José Velasques [Dorvalino Piratapuia]. 2001. Cosmologia, mitos e histórias: o mundo dos Pamulin Mahsã Waikhana do Rio Papuri. Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco.

CRUZ, Felipe Sotto Maior. 2016. “Indígenas antropólogos e o espetáculo da alteridade”. Série antropologia. Brasília: DAN/UnB, v. 456.

DAL BÓ, Talita Lazarin. 2018. A presença de estudantes indígenas nas universidades: entre ações afirmativas e composições de modos de conhecer. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade de São Paulo.

DANTAS, Alessandra. Primeira mulher indígena no Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFMG conclui mestrado. UFMG Notícias, Belo Horizonte, 07 de junho de 2021. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/primeira-mulher-indigena-noprograma-de-pos-graduacao-em-antropologia-da-ufmg-conclui-mestrado Acesso em 31 de julho de 2022.

DOLLIS, Nelly Barbosa Duarte. 2017. Nokẽ mevi revõsho shovima awe “O que é transformado pelas pontas das nossas mãos”: o trabalho manual dos Marubo do rio Curuçá. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional.

DOLLIS, Nelly Barbosa Duarte. 2022. Noke yôra nõ nori yoãná “Nós, yôra, falamos de nós mesmos”. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional.

DOMINGUES, William César Lopes. 2022. Entre o ouvido e o escutado: uma história da saúde indígena no Brasil. Tese de Doutorado em Antropologia, Universidade Federal do Pará.

DUARTE, Nelly. 2017. “Minha vida como estudante no mundo dos brancos”. Revista de Antropologia, São Paulo, 60(1):47-54.

FERNANDES, Edimar Antonio. 2018. Políticas Afirmativas para Povos Indígenas – sob o olhar dos protagonistas. Tese de Doutorado em Antropologia, Universidade Federal do Pará.

FERNANDES, Rosani de Fátima. 2017. “Na educação continua do mesmo jeito”: retomando os fios da história Tembé Tenetehara de Santa Maria do Pará. Tese de Doutorado em Antropologia, Universidade Federal do Pará.

FONTOURA, Ivo Fernandes. 2006. Formas de transmissão de conhecimentos entre os Tariano

da região do rio Uaupés-AM. Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco.

GALLOIS, Dominique Tilkin. 2007. “Gêneses waiãpi, entre diversos e diferentes”. Revista de Antropologia, São Paulo, 50(1):45-83.

GRASIELA, Lilian. Avaí tem 1º indígena a defender dissertação de mestrado na USP. Jornal da Cidade de Bauru, Bauru, 28 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.jcnet.com.br/noticias/regional/2021/09/775732-avai-tem-1---indigena-adefender-dissertacao-de-mestrado-na-usp.html. Acesso em 31 de julho de 2022.

HERBETTA, Alexandre. Ferraz e NAZARENO, Elias. 2020. “Sofrimento acadêmico e violência epistêmica: considerações iniciais sobre dores vividas em trajetórias acadêmicas indígenas”. Tellus, 20(41).

INDÍGENA DEFENDE TESE SOBRE REOCUPAÇÃO DE TERRAS TRADICIONAIS PELOS AVA GUARANI E AVA KAIOWÁ. Conexão UFRJ, Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 2014. Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2014/02/indigena-defende-tese-sobrereocupacao-de-terras-tradicionais-pelos-ava-guarani-e-ava-kaiowa/ Acesso em 31 de julho de 2022.

LUCIANO, Gersem José dos Santos [Gersem Baniwa]. 2015. “Os indígenas antropólogos: desafios e perspectivas”. Novos Debates, Brasília, 2(1):2-17.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. [Gersem Baniwa]. 2006. “Projeto é como branco trabalha; as lideranças que se virem para aprender e nos ensinar”: experiências dos povos indígenas do alto Rio Negro. Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade de

Brasília.

MCCALLUM, Cecília A. 2013. Nota sobre as categorias "gênero" e "sexualidade" e os povos indígenas. Cadernos Pagu, n. 41, p. 53–61.

MAINARDI, Camila; QUINTILIANO, Marta; DA SILVA COSTA, Jacqueline (Orgs.) 2022. “Dossiê Trajetórias nas universidades: Experiências da lei de cotas, transformações políticas e epistemológicas”. Revista Desenvolvimento Social, 28(2):3-10.

MARINHO, Oséias Ramos. 2012. Identidade e hierarquia entre os Turoporã do Rio Tiquié, Amazonas. Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco.

MARTINS, Almires Machado.2015. Exá raú mboguatá guassú mohekauka yvy marãe’y. De Sonhos ao oguatá guassú em busca da (s) terra (s) isenta (s) de mal. Tese de Doutorado em Antropologia, Universidade Federal do Pará.

MEHINAKU, Mutua. 2010. Tetsualü: pluralismo de línguas e pessoas no Alto Xingu. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional.

MELLO, Luiz. 2021 “Ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação: ausências, propostas e disputas”. Revista Argumentos, Montes Claros, 18(1).

MONZILAR, Eliane Boroponepa. 2019. Aprender o conhecimento a partir da convivência: uma etnografia indígena da educação e da escola do povo Balatiponé-Umutina. Tese de Doutorado em Antropologia, Universidade de Brasília.

NASCIMENTO, Aline. M., & CRUZ, Barbara. P. da S. 2017. “Apresentação do dossiê Ações Afirmativas nos Programas de Pós-graduação em Antropologia Social”. Revista de Antropologia, São Paulo, 60(1):09-15.

NO ABRIL INDÍGENA, QUE TAL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE AS PESQUISAS DOS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UFPR? Egresso do PET Litoral Indígena/UFPR é o primeiro mestre indígena em Antropologia Social formado pela UFRGS.

MAE UFPR, s/d. Disponível em: http://www.mae.ufpr.br/no-abril-indigena-que-tal-conhecerum-pouco-mais-sobre-as-pesquisas-dos-estudantes-indigenas-da-ufpr/ Acesso em 31 de julho de 2022.

OLIVEIRA, Adão. 2007. Etnomatemática dos Taliáseri: Medidores de tempo e sistemas de numeração. Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco.

OLIVEIRA, Melissa Santana de. 2016. “Índios antropólogos: apontamentos sobre a produção de dissertações por Tukano orientais no PPGAS/UFAM”. Cadernos do GEA, Rio de Janeiro, n. 5.

PALADINO, Mariana. 2016. “Uma análise da produção acadêmica de autoria indígena no Brasil”. In: SOUZA LIMA, Antonio Carlos de (Org). A educação superior de indígenas no Brasil: balanços e perspectivas. Rio de Janeiro, E-papers.

PECHINCHA, Mônica Thereza Soares; GONÇALVES, Antônio Augusto Oliveira; MARTINS, Sckarleth Alves (Orgs.). 2020. Dossiê “Autorias Indígenas”. Emblemas, Goiânia, 17(1):6-40.

PEREIRA, Rosilene Fonseca. 2013. Criando gente no alto Rio Negro: um olhar waíkhana. 2013. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas.

PEREIRA, Rosilene Fonseca. 2021. Cuidados na criação de Gente: habilidades e saberes importantes para viver no alto rio negro. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina.

PICHINAO HUENCHULEO, Jimena Gloria. 2012. Todavía sigo siendo mapuche en otros espacios territoriales (Mapuchewkülekan kake Fütal mapu mew). Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Estadual de Campinas.

PPGANT TEM SUA PRIMEIRA MESTRA KAINGANG. UFPel Comunicação Social, Pelotas, 26 de abril de 2021. Disponível em: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2021/04/26/ppganttem-sua-primeira-mestra-kaingang/ Acesso em 21 de setembro de 2022

PRESTES, Andréia Baia [Raial Orutu Puri]. 2020. "Unir para lutar; unificar para vencer": Um estudo etnográfico da organização indígena Federação do Povo Huni Kui do Acre – FEPHAC. Tese de Doutorado em Antropologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

PRIMO DOS SANTOS SOARES, Ana Manoela [Ana Manoela Karipuna]. 2021. Ser indígena e antropóloga: Tecendo pesquisas com as antigas – Aldeia Santa Isabel – Povo Karipuna. Dissertação de Mestrado em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Pará.

QUIDEL, Lincoleo José. 2012. La idea de “Dios” y “Diablo” en el discurso ritual mapuche. Las resignificaciones de las categoría Dios y Diablo entre las autoridades socioreligiosas mapuche del territorio wenteche. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social,

Universidade Estadual de Campinas.

QUINTILIANO, Marta. 2019. Redes afro-indígenoafetivas: uma autoetnografia sobre trajetórias, relações e tensões entre cotistas da pós-graduação stricto sensu e políticas de ações afirmativas na universidade federal de goiás. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social,

Universidade Federal de Goiás.

ROSEMBERG, Fúlvia. 2013. Ação afirmativa na pós-graduação: o Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford na Fundação Carlos Chagas. São Paulo, FCC/SEP.

SCHWINGEL, Samara. Conheça o primeiro professor indígena do curso de antropologia da

UnB. Metrópoles, Distrito Federal, 13 de junho de 2022. Disponível em: https://www.metropoles.com/distrito-federal/conheca-o-primeiro-professor-indigena-docurso-de-antropologia-da-unb. Acesso em 13 de junho de 2022.

SERAGUZA, Lauriene; PEREIRA, Levi Marques. 2019. “Reflexões sobre possibilidades de uma antropologia guarani e kaiowá – ou o que de antropologia indígena tem no que os índios escrevem?” Mundo Amazónico, Manaus, 10(2):117-137.

SOUZA, Jéssica. UFPA contrata primeiro professor indígena admitido na Instituição por ações afirmativas. Notícias UFPA, Belém, 07 de outubro de 2021. Disponível em: 2021https://www.portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/13054-ufpa-da-posse-aoprimeiro-professor-indigena-admitido-na-instituicao-por-acoes-afirmativas . Acesso em 31 de julho de 2022.

TAVARES, Inara do Nascimento. 2012. Formar gestores indígenas e fazer trajetórias: configurações das políticas indígenas e indigenistas no Médio Solimões. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas.

TAYLOR, Anne-Christine. 1985. “La invención del Jívaro”: Notas etnográficas sobre un fantasma occidental. In: Antropología del Ecuador. Quito: E. Abaya-Ala.

VALIENTE, Celuniel Aquino. 2018. “Breve descrição sobre os kaiowá e guarani na graduação e pós-graduação”. Tellus, 18 (36):193-205.

VALIENTE, Celuniel Aquino. 2019. Modos de produção de coletivos kaiowá na situação atual da reserva de Amambai, MS. Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade Federal da Grande Dourados.

VAZ FILHO, Florêncio Almeida. 2010. A emergência étnica dos povos indígenas do baixo Rio Tapajós, Amazônia. Tese de Doutorado em Ciências Sociais, Universidade Federal da Bahia.

VAZ FILHO, Florêncio Almeida. 1997. Indicadores da sustentabilidade de comunidades ribeirinhas da amazônia oriental. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

VELOSO, Serena. Professora do povo umutina é primeira mulher indígena doutora em Antropologia pela UnB. UNBNotícias, Brasília, 30 de julho de 2019. Disponível em: https://noticias.unb.br/112-extensao-e-comunidade/3068-professora-do-povo-umutina-eprimeira-mulher-indigena-doutora-em-antropologia-pela-unb. Acesso em 31 de julho de 2022.

VENTURINI, Anna Carolina e FERES JUNIOR, João. 2020. “Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas”. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, 50(177):882-909.

VENTURINI, Anna Carolina. 2019. Ação afirmativa na pós-graduação: os desafios da expansão de uma política de inclusão. Tese de Doutorado em Ciência Política, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

VIVEIROS DE CASRO, Eduardo. 1996. “Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio”. Mana, 2(2).

WAURÁ, Autaki. 2022. “Trajetória e experiência de vida acadêmica wauja”. Revista Desenvolvimento Social, Montes Claros, 28(2):50-78.

WAURÁ, Autaki. 2021. Wauja O̱náka, O̱nakiyejetuwãpitsana: Reclusão pubertária, saúde, beleza e o saber-fazer do algodão. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal de Goiás.

XERENTE, Ercivaldo Damsõkẽkwa Calixto. 2016. Processos de Educação Akwẽ e os Direitos Indígenas a uma Educação Diferenciada: Práticas educativas tradicionais e suas relações com a prática escolar. Dissertação de Mestrado em Direitos Humanos, Universidade Federal de

Goiás.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Mainardi, C., & Silva, M. B. e. (2023). Produção de autoria indígena em programas de pós-graduação na área de antropologia: levantamento de dissertações e teses (2010 a 2022). Revista Ñanduty, 11(18), 251–291. https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17900

Edição

Seção

Universidades em transformação? Tensionamentos e possibilidades a partir de múltiplos olhares