Formação, cotidiano(s) e educação especial

Auteurs-es

  • Claudio Roberto Baptista UFRGS
  • Mayara Costa da Silva UFRGS

Mots-clés :

Educação Especial. Formação de Professores. Experiência.

Résumé

O presente estudo tem como objetivo estabelecer uma reflexão acerca da formação de professores relacionada à inclusão escolar, com foco nos processos que valorizam a experiência docente como constitutiva de um percurso formativo. O lócus de pesquisa envolve um grupo de trabalho específico, integrado por professores de Educação Básica e demais pesquisadores envolvidos com a área da educação especial e com os processos de inclusão escolar. Partindo de uma análise sobre a possibilidade de “inovação”, estabeleceu-se a seguinte questão norteadora: quais os possíveis desdobramentos formativos decorrentes do desenvolvimento de um plano inovador de ação envolvendo Universidade, Escola de Educação Básica e Atendimento Educacional Especializado? A pesquisa contemplou a análise documental de atas que constituem a trajetória coletiva do grupo, ao longo de um ano, além da observação participante em reuniões semanais. A partir das análises, é possível perceber a potência associada ao planejamento de ações de maneira coletiva, de forma que o grupo passa a representar para estes docentes um apoio contínuo no desenvolvimento do trabalho pedagógico na escola. Os conceitos inovação, cotidiano e necessidade assumiram preponderância ao longo do trabalho.

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Bibliographies de l'auteur-e

Claudio Roberto Baptista, UFRGS

Doutor em Educação. Professor na Faculdade de Educação da UFRGS

Mayara Costa da Silva, UFRGS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS

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Publié-e

2016-03-23

Comment citer

BAPTISTA, C. R.; COSTA DA SILVA, M. Formação, cotidiano(s) e educação especial. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 31–46, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3766. Acesso em: 17 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores

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