As vivências nas rodas como fundamentos de ciências e encantamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.2.16481

Palavras-chave:

Educação, Rodas, Brincadeiras

Resumo

Este artigo tem como objetivo partilhar experiências desde as rodas, danças e brincadeiras das culturas brasileiras, reconhecendo estes lugares enquanto espaços potentes para exercitarmos um projeto de educação que valorize e reconheça diferentes saberes. Então, fundamentadas nas nossas trajetórias, experiências e em diálogo com autores, autoras construiremos os caminhos para o diálogo neste trabalho. Sabendo que aprendemos e ensinamos a todo o tempo, em diferentes espaços, e que a vida é oportunidade de compartilhar saberes e experiências, apresentamos aqui algumas reflexões, desde as nossas experiências em educação envolvendo temas como a ludicidade, coletividade, relações étnico-raciais e brincadeiras. Como resultados desta trama tecida a tantas cores, desenhos e possibilidades, desejamos ampliar caminhos para que cada vez mais possamos exercer com responsabilidade nosso fazer pedagógico e que este seja pluriversal, reconhecendo e respeitando a diversidade de saberes.

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Biografia do Autor

Cristina Aparecida Leite, Universidade de Brasília

Professora-formadora no Centro de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Vivian Parreira da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em educação pela Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

LEITE, C. A.; SILVA, V. P. da. As vivências nas rodas como fundamentos de ciências e encantamentos. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.2, p. e021026, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.2.16481. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16481. Acesso em: 25 abr. 2024.

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