A presença do professor leigo no estado de São Paulo

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DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11i00.16457

Palavras-chave:

Professor leigo, Escola Rural, Profissão docente

Resumo

Esse artigo analisa a ideia de professor leigo no estado de São Paulo, como parte das reflexões da História da Profissão Docente, fundamentando-se no âmbito da história da educação, tomando-se por base os trabalhos pretéritos que consolidaram tais pesquisas. O estudo está calcado no exame das Leis e Decretos educacionais aprovados durante a República Velha (1889-1930). Os resultados alcançados indicaram a presença do professor leigo no ensino primário do estado de São Paulo, configurando uma realidade das escolas rurais brasileiras, cuja maioria era organizada no formato multisseriado, regida por um único professor, a rigor, uma professora que, por sua forma de atuação, revelava a precariedade dessa profissão e uma questão de gênero na feminilização do magistério.

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Biografia do Autor

Geraldo Sabino Ricardo Filho, Universidade Estadual Paulista

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Noely Costa Dias Garcia, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - Unesp, Campus Marília.

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

FILHO, G. S. R.; GARCIA, N. C. D. A presença do professor leigo no estado de São Paulo. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. 00, p. e021002, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11i00.16457. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16457. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua