O que os dados do censo escolar revelam sobre as barreiras à inclusão?

Autores

  • Adriana Lia Friszman de Laplane Unicamp

Palavras-chave:

Educação Especial. Política Educacional. Deficiência.

Resumo

Os dados de órgãos oficiais sobre a escolaridade de alunos com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação apontam para o aumento do número de matrículas em todas as etapas e modalidades da educação formal. Esse incremento tem sido comemorado como indicador do sucesso das políticas de inclusão. Embora essa seja uma dimensão importante da avaliação da política educacional, os dados de matrícula constituem, também, uma boa fonte de reflexão quando se trata de identificar as barreiras que ainda permanecem no que se refere à escolarização da população-alvo da educação especial. Levando em conta essa dimensão, o presente estudo analisa dados recentes do Censo Escolar doInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o objetivo de dar visibilidade aos aspectos que, para além do aumento de matrículas, ainda devem ser objeto da política.

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Biografia do Autor

Adriana Lia Friszman de Laplane, Unicamp

Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação. Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

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Publicado

2016-03-23

Como Citar

FRISZMAN DE LAPLANE, A. L. O que os dados do censo escolar revelam sobre as barreiras à inclusão?. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 7–20, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3762. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores