Caminhos trilhados e perspectivas para a formação do professor como intelectual transformador

Autores

  • Wélica Patrícia Souza de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vivian dos Santos Calixto Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8063

Palavras-chave:

Pedagogia crítica. Autonomia profissional. Formação de professores.

Resumo

O presente texto objetiva, por meio da exposição e problematização de uma narrativa acerca do processo de constituir-se professora, apresentar possibilidades de discussão da pedagogia crítica, mais especificamente do modelo formativo do professor como Intelectual Crítico Transformador desenvolvido por Giroux. Para tanto organizamos este percurso narrativo por meio de quatro movimentos, dos quais pode-se destacar: Primeiros passos: encontro com a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS); O despertar crítico; Imersão em sala de aula: dificuldades emergentes e perspectivas, e; A busca por um continuum formativo. Argumentamos sobre a potencialidade da pedagogia crítica como arcabouço teórico para que o professor possa atuar de forma a ser um agente atuante na luta por uma sociedade mais justa e igualitária, bem como na sua emancipação e autonomia, obtida a partir de uma análise crítica das ações pedagógicas.

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Publicado

2018-05-07

Como Citar

FREITAS, W. P. S. de; CALIXTO, V. dos S. Caminhos trilhados e perspectivas para a formação do professor como intelectual transformador. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 21, p. 88–96, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v7i21.8063. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/8063. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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