Análise do discurso na formação de professores para os anos iniciais

Autores

  • Alberto Luiz Pereira da Costa
  • Regina Maria Pavanello

Palavras-chave:

Construção de significados. Comunicação. Análise do discurso.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as interações discursivas realizadas, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, de um curso na modalidade de Ensino à Distância oferecido por uma universidade Pública, visando verificar se essa interação contribui e de que modo para o trabalho a ser desenvolvido pelos tutores com os alunos do curso em relação aos conteúdos do conhecimento escolar. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a pesquisa qualitativa e, para a análise das interações, recorremos a elementos da Análise do Discurso, a investigação do discurso foi através da interação dialógica entre dois ou mais indivíduos, por meio das ferramentas de uma plataforma online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

POSSARI, Lucia Helena. Educação a distância como processo semiodiscursivo. In: PRETI, Oreste. (Org.).Educação a distância: sobre discursos e práticas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005. p. 91-108.

REZENDE, Flávia Amaral. A complexidade possível de ser transposta na conformação de ambiente de ensino e aprendizagem a distância. In: Ministério da Educação (Org.). Desafios da educação a distância na formação de professores. Brasília: MEC, 2006. p. 127-150.

SAMOYAULT, Tiphaine.A intertextualidade. Trad. Sandra Nitrini. São Paulo: Hucitec, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. 3ª ed. São Paulo: Iluminuras/ FAPESP, 2005.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 5ª ed. São Paulo: EDUSP, 2012.

SILVA, Teresa et al. O papel da reflexão e dos mediadores na capacitação de aprendizescolaboradores: um dos suportes andragógicos das comunidades. In : VALENTE, Armando José. et al. (Orgs.), Educação a distância : prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo : Avercamp, 2009. p. 205-260.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

COSTA, A. L. P. da; PAVANELLO, R. M. Análise do discurso na formação de professores para os anos iniciais. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 132–146, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5791. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL