A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de psicologia: um estudo sociorretórico
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5669Palavras-chave:
Análise sociorretórica. Cultura disciplinar. Área de Psicologia. Artigo experimental. Seção de introdução.Resumo
O presente estudo tem como objetivo descrever como a área de Psicologia produz e compreende a seção de Introdução em artigos acadêmicos experimentais. Como fundamentação teórica, nos apoiamos em Swales (1990), tanto em relação às concepções que envolvem os gêneros acadêmicos quanto em relação ao seu modelo teórico-metodológico CARS (Create a Research Space). No que concerne ao estudo das culturas disciplinares, contamos com as contribuições teóricas de Hyland (2000). Dessa maneira, este artigo, que é definido como um estudo de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de 30 exemplares de artigos acadêmicos, que são provenientes de 10 periódicos da área de Psicologia, indexados no banco de dados WebQualis da Capes. De acordo com a investigação, percebemos que a unidade de Introdução é configurada como uma seção extensa e que apresenta, em sua composição, a referência a pesquisas prévias, apresentação da pesquisa e delimitação de objetivos.Downloads
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