A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de psicologia: um estudo sociorretórico

Autores

  • Cibele Gadelha Bernardino Universidade Estadual do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
  • Nícollas Oliveira Abreu Universidade Estadual do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5669

Palavras-chave:

Análise sociorretórica. Cultura disciplinar. Área de Psicologia. Artigo experimental. Seção de introdução.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever como a área de Psicologia produz e compreende a seção de Introdução em artigos acadêmicos experimentais. Como fundamentação teórica, nos apoiamos em Swales (1990), tanto em relação às concepções que envolvem os gêneros acadêmicos quanto em relação ao seu modelo teórico-metodológico CARS (Create a Research Space). No que concerne ao estudo das culturas disciplinares, contamos com as contribuições teóricas de Hyland (2000). Dessa maneira, este artigo, que é definido como um estudo de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de 30 exemplares de artigos acadêmicos, que são provenientes de 10 periódicos da área de Psicologia, indexados no banco de dados WebQualis da Capes. De acordo com a investigação, percebemos que a unidade de Introdução é configurada como uma seção extensa e que apresenta, em sua composição, a referência a pesquisas prévias, apresentação da pesquisa e delimitação de objetivos.

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Biografia do Autor

Cibele Gadelha Bernardino, Universidade Estadual do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Curso de Letras da UECE. Vice-Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa da UECE, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Nícollas Oliveira Abreu, Universidade Estadual do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da referida instituição.

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Publicado

18.08.2017

Como Citar

Bernardino, C. G., & Abreu, N. O. (2017). A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de psicologia: um estudo sociorretórico. Raído, 11(27), 463–482. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5669

Edição

Seção

PARTE IV - ESCRITA ACADÊMICA EM OUTROS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO