A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de psicologia: um estudo sociorretórico

Autores/as

  • Cibele Gadelha Bernardino Universidade Estadual do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
  • Nícollas Oliveira Abreu Universidade Estadual do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5669

Palabras clave:

Análise sociorretórica. Cultura disciplinar. Área de Psicologia. Artigo experimental. Seção de introdução.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo descrever como a área de Psicologia produz e compreende a seção de Introdução em artigos acadêmicos experimentais. Como fundamentação teórica, nos apoiamos em Swales (1990), tanto em relação às concepções que envolvem os gêneros acadêmicos quanto em relação ao seu modelo teórico-metodológico CARS (Create a Research Space). No que concerne ao estudo das culturas disciplinares, contamos com as contribuições teóricas de Hyland (2000). Dessa maneira, este artigo, que é definido como um estudo de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de 30 exemplares de artigos acadêmicos, que são provenientes de 10 periódicos da área de Psicologia, indexados no banco de dados WebQualis da Capes. De acordo com a investigação, percebemos que a unidade de Introdução é configurada como uma seção extensa e que apresenta, em sua composição, a referência a pesquisas prévias, apresentação da pesquisa e delimitação de objetivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cibele Gadelha Bernardino, Universidade Estadual do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Curso de Letras da UECE. Vice-Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa da UECE, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Nícollas Oliveira Abreu, Universidade Estadual do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da referida instituição.

Citas

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Publication manual of the American Psychological Association. Washington, DC: Author, 2010.

BERNARDINO, C. G. Depoimentos dos alcóolicos anônimos: um estudo do gênero textual. 2000. 163 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Mestrado em Linguística: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.

______. O metadiscurso interpessoal em artigos acadêmicos: espaço de

negociações e construção de posicionamentos. 2007. 245 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Doutorado em Linguística Aplicada: Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

BEZERRA, B. G. A distribuição das informações em resenhas acadêmicas. 2001 141 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Mestrado em Linguística: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001.

BHATIA, V. K. Worlds of written discourse: a genre based-view. London: Continuum, 2004.

______. A análise de gêneros hoje. Tradução Benedito Gomes Bezerra. In: BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. (org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: Edupe, 2009, p. 159-195.

BIASI-RODRIGUES, B. Estratégias de condução de informações em resumos de dissertações. 1998. 307 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Doutorado em Linguística: Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Atribuições profissionais do psicólogo no Brasil. Disponível em: <http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo.pdf >. Acesso em: 23 março 2016.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 6ª REGIÃO. Exposição 50 anos da psicologia no Brasil: A História da psicologia no Brasil. Disponível em: < http://www.crpsp.org/fotos/pdf-2015-10-06-12-34-36.pdf>. Acesso em: 23 março 2016.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento de área 2013. Área de avaliação: Psicologia. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Psicologia_doc_area_e_comiss%C3%A3o_21out.pdf>. Acesso em: 04 março 2016.

COSTA, R. L. S. Culturas disciplinares e artigos acadêmicos experimentais: um estudo comparativo da descrição sociorretórica. 2015. 242 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Mestrado em Linguagem e Interação: Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

ESTUDOS DE PSICOLOGIA. Instruções aos autores. Disponível em: < http://www.scielo.br/revistas/estpsi/pinstruc.htm>. Acesso em: 26 março 2016.

FÉRES-CARNEIRO, T. Memórias do Curso de Pós-graduação em Psicologia da PUC-Rio: comemorando seus 40 anos. Psicologia Clínica, v. 19, n. 1, p. 217-225, 2007.

HENDGES, G. R. Novos contextos, novos gêneros: a seção de revisão de literatura em artigos acadêmicos eletrônicos. 2001. 138f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Mestrado em Letras: Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2001.

HYLAND, K. Disciplinary discourse: social interactions in academic writing. Singapura: Pearson Education Limited, 2000.

______. Academic discourse: English in a global contexto. London: Continuum, 2009.

JACÓ-VILELA, A. M.; ROCHA, L. F. D. da. Uma Perspectiva Católica da Psicologia no Brasil: Análise de Artigos da Revista "A Ordem". Psicologia em Pesquisa, v. 8, n. 1, p. 115-126, 2014.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PACHECO, J. T. S. O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de Nutrição: uma investigação sociorretórica. 2016. 201 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Mestrado em Linguagem e Interação: Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.

PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA. Instruções aos autores. Disponível em: < http://www.scielo.br/revistas/ptp/pinstruc.htm>. Acesso em: 26 março 2016.

SAÚDE EM DEBATE. Instruções aos autores para preparação e submissão de artigos. Disponível em: <http://www.saudeemdebate.org.br/artigos/Instrucoes_aos_autores_nova.pdf>. Acesso em: 26 março 2016.

SILVA, L. F. Análise de gênero: uma investigação da seção de Resultados e Discussão em artigos científicos de Química. 1999. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Mestrado em Letras: Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1999.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

______. Research genres: explorations and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

Publicado

2017-08-18

Cómo citar

Bernardino, C. G., & Abreu, N. O. (2017). A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de psicologia: um estudo sociorretórico. Raído, 11(27), 463–482. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5669

Número

Sección

PARTE IV - ESCRITA ACADÉMICA EN OTROS CONTEXTOS DE FORMACIÓN