Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Raído?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. As submissões à revista Raído devem ser inéditas, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista, ficando sua reprodução total ou parcial sujeita à autorização do Editor de cada seção. Além de inéditos, os textos poderão ser redigidos em português, inglês, francês ou espanhol. A revista abrirá anualmente chamadas para a submissão de trabalhos de pesquisadores ligados às ciências da língua(gem) e áreas afins.

 

2. Estão aptos a submeterem trabalhos à revista  doutores, doutorandos e mestres; Estão aptos a submeterem trabalhos à revista  graduandos, graduados e mestrandos, quando em coautoria com mestres, doutorandos ou doutores.

 

3. As ideias contidas nos trabalhos são de absoluta responsabilidade dos autores.

 

4. Para submeter o(s) artigo(s), o autor deverá primeiramente se cadastrar como tal na página da revista, no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFGD, acessando o endereço http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido, depois deverá completar os cinco passos do processo de submissão de artigos.

 

5. Os originais devem ser submetidos via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFGD, nos formatos Word for Windows, padronizados da seguinte forma:

 

a) Tamanho da página: Margens de 2 cm, papel no formato A4.

b) Tipo de letrastimes new roman, corpo 12.

c) Espaçamento: em espaço simples entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre partes do texto e entre textos e exemplos, citações, tabelas, etc.

d) Adentramento: parágrafos, exemplos: recuo esquerda, primeira linha de 1,25 cm.

e) Citação: recuo esquerda de 4 cm, justificado, fonte 10.

f) Tabelas, ilustrações e anexos: devem ser enviados nos espaços destinadas a eles no corpo do artigo. Devem ter legibilidade e boa resolução. As tabelas e ilustrações podem ser coloridas, porque a revista circula apenas no formato on-line. Sobre tabelas, quadros, figura, consultar: 

http://www.biblioteca.fsp.usp.br/~biblioteca/guia/i_cap_04.htm

 

g) Notas: devem ser reduzidas ao mínimo necessário e colocadas no pé da página. As remissões para rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.

h) O proponente deverá se cadastrar no sistema como autor e enviar seu artigo, em formado Word, para submissão, sem qualquer identificação de autoria dentro do documento que for enviar, inclusive nas referências; a identificação será acompanhada pelos editores, pelo cadastro do autor no portal de periódicos da UFGD. Os trabalhos não podem ter uma extensão inferior a 8 (oito) nem superior a 20 (vinte) páginas, incluídos referências, notas, resumos, gráficos e ilustrações.

 

A REVISÃO DO TEXTO E A COMPOSIÇÃO DO ABSTRACT SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS AUTORES.

 

6. Referências (somente os trabalhos citados no texto) devem ser dispostas da seguinte forma:

 

A) LIVROS: nome do autor, título do livro (em itálico, local de publicação, editora, data da publicação).

 

SIGNORINI, I. (org.). Gêneros Catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

 

B) CAPÍTULOS DE LIVROnome do autor, título do capítulo (sem destaque), a preposição In: seguida das referências do livro: nome do autor ou organizador, título do livro (em itálico), local de publicação, editora, data, acrescentando-se os números das páginas.

 

BAZARIM, MOs gêneros na construção da interação entre professora e aluno(s) e os impactos no processo de ensino-aprendizagem da escrita. In: GONÇALVES, A. V.; BAZARIM, MInteração, Gêneros e Letramento: A (re)escrita em foco. 2. ed. São Paulo: Pontes Editores, 2013.

 

B1) Se o autor do capítulo for idêntico ao autor do livro, usar traço (seis toques) contínuo:

 

CORACINI, M. J.R. F. Leitura: decodificação, processo discursivo...? In:______. (org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. 2. ed. Campinas: Pontes, 2002, p.13-20.

 

C) ARTIGOS EM PERIÓDICOS: nome do autor, título do artigo (sem destaque), nome do periódico (em itálico), volume e número do periódico, números de páginas, data de publicação.

 

SILVA, W. R.; ESPINDOLA, E. Afinal, o que é gênero textual na Linguística Sistêmico-Funcional? Revista da ANPOLL, v. 1, n. 34, p. 259-307, 2013.

 

C1) Ou a referência mais o endereço eletrônico do artigo:

 

CORRÊA, M. L. G. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, 2ª parte, p.333-356, 2011. Disponível em: <http://www.abralin.org/revista/RVE2/11v.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2013.

 

D) TESES E DISSERTAÇÕES: MODELOS

 

Autor, nome da Dissertação. ano, quantidade de folhas. tipo de documento (Tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso etc.). (Categoria e área de concentração) – Nome da Faculdade, nome da Universidade, cidade, ano da defesa.

 

MELO, L. C. Representação de alunos-mestre em relatórios de estágio supervisionado em ensino de língua inglesa. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) – Mestrado em Letras: Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2011.

 

E) ARTIGOS DE JORNAIS:

Autor. Título do artigo.  Nome do Jornal, Local, dia mês e ano. Caderno, p.

 

GONÇALVES, A. V.  Refacção x reescrita. Folha da Região, Araçatuba 2, 20 out. 2011, Caderno 2, p.2.

 

F) TEXTOS TRADUZIDOS

 

Nome. Título traduzido. Tradução de. Local: Editora, ano.

 

BRONCKART. J-P. Atividade de linguagem, textos e discurso. Por um Interacionismo Sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2009.

 

G)  CONGRESSOS, CONFERÊNCIAS, ENCONTROS E OUTROS EVENTOS CIENTÍFICOS:

 

XIX SEMINÁRIO DO CELLIP, 2009, Cascavel. Pesquisa em Língua e Cultura na América Latina Cascavel: Unioeste, 2009.

 

H)  DOCUMENTOS DA INTERNET:

 

Autor. Título da página. Disponível em: < >. Acesso em: 11 out. 2014.

 

CARNEIRO, L. Sonho do Mundial brasileiro acaba nos EUA. Zé Roberto se revolta com juiz. Disponível em: < http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas-noticias/2014/10/11/sonho-do-mundial-brasileiro-acaba-nos-eua-ze-roberto-se-revolta-com-juiz.htm>. Acesso em: 11 out. 2014.

 

ORIENTAÇÕES FINAIS SOBRE REFERÊNCIAS

 

As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se restringir ao último sobrenome do autor, à data de publicação e à página, quando necessário. Se o nome do autor estiver citado no texto, indicam-se apenas a data e a página.  Ex.: (JAMESON, 1997, p. 32)

 

- Havendo dois nomes, usar: (SILVA; GONÇALVES, 2005, p.102)

 

- Mais de três autores, usar et al: (SILVA et al, 2005, p.102

 

- Não usar apud em itálico.

 

7. Os originais devem também conter– obedecendo à sequência indicada –, os seguintes dados:

 

a) Título em português, com sua tradução para o inglês, ou na língua estrangeira em que foi escrito o artigo com sua tradução em português; centralizado, em maiúsculas, sem negrito ou grifo.  O autor deve enviar ao tradutor da área o abstract, antes de enviá-lo à revista.

 

b) O(s) Nome(s) do(s) autor(res) deverão ser aparecer somente quando o artigo for aprovado, duas linhas abaixo do título, seguido(s) de asterisco – este remete a uma nota de rodapé contendo a identificação do autor: instituição de origem, cidade, país (no caso de trabalho proveniente de país estrangeiro), titularidade acadêmica e funcional, bem como o endereço eletrônico (e-mail).

 

c) Resumo: o texto deverá vir acompanhado de um resumo na língua em que foi escrito, colocado após o nome do autor, e de um resumo em inglês (Abstract). O resumo deverá ter até 200 palavras e seguir as normas da ABNT (MBR 6028) para sua elaboração.

 

As palavras RESUMO e ABSTRACT devem vir em maiúsculas, seguidas de dois pontos, três linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento. Na mesma linha, iniciar o texto do resumo ou do abstract.

 

d) Palavras-chave: na língua utilizada no artigo e em inglês (Keywords), separadas por ponto e vírgula – no máximo cinco.

 

e) Todos os trabalhos encaminhados para publicação serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial (avaliação por pares cega), que dispõe de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não de sua publicação, podendo sugerir alterações.

 

8. Os autores cujos trabalhos não forem aprovados para publicação serão comunicados via e-mail a respeito.

 

9. Somente serão aceitos artigos com até três autores.

 

9. A desconsideração das normas implicará na não aceitação do trabalho.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. Plágio/autoplágio: Nos textos submetidos à Raído, é imprescindível que toda referência a ideias ou trechos de textos de próprios ou de terceiros seja devidamente identificada, seja por meio de referências diretas, notas de rodapé, recuos, ou ainda com a utilização de aspas. Os autores que quiserem contribuir com nossa revista são responsáveis integralmente pelos textos submetidos, garantindo que o material seja inteiramente original e que, quando utilizados trechos ou ideias de outros autores, estas estejam devidamente identificadas e citadas formalmente no corpo do texto. Não aceitaremos plágios ou autoplágio em nenhuma hipótese.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:

(a)    O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

(b)   Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:

  1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
  2. NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
  3. CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
  4. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c)   Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.