Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica
Palavras-chave:
Patrimônio histórico. Ensino de história. Cultura histórica.Resumo
Este artigo visa analisar os usos do patrimônio cultural na história ensinada, a partir de atividade realizada na prática de ensino de história, cujo objetivo era refletir sobre a representação cultural de determinado monumento histórico em consonância com a observação, participação e preservação, bem como com a interpretação por parte dos sujeitos que estudam história. Metodologicamente buscou-se aprofundar as abordagens sobre patrimônio e memória, cultura histórica e ensino de história. Com o entendimento de que as abordagens meta teóricas se imbricam e fundamentam diferentes práticas de ensino, apresenta-se também, uma atividade direcionada, com foco de análise na inserção no ensino de história. Desta maneira, utilizamos os materiais e referenciais da pesquisa que esta em andamento sobre “recontar a história de Três Lagoas, a partir do patrimônio histórico-cultural”.Downloads
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Publicado
2015-12-29
Como Citar
Zarbato, J. A. M., & Santos, C. V. dos. (2015). Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica. Fronteiras, 17(30), 64–79. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4865
Edição
Seção
DOSSIÊ 08: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA I
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