Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica

Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, Caio Vinicius dos Santos

Resumo


Este artigo visa analisar os usos do patrimônio cultural na história ensinada, a partir de atividade realizada na prática de ensino de história, cujo objetivo era refletir sobre a representação cultural de determinado monumento histórico em consonância com a observação, participação e preservação, bem como com a interpretação por parte dos sujeitos que estudam história.  Metodologicamente buscou-se aprofundar as abordagens sobre patrimônio e memória, cultura histórica e ensino de história. Com o entendimento de que as abordagens meta teóricas se imbricam e fundamentam diferentes práticas de ensino, apresenta-se também, uma atividade direcionada, com foco de análise na inserção no ensino de história. Desta maneira, utilizamos os materiais e referenciais da pesquisa que esta em andamento sobre “recontar a história de Três Lagoas, a partir do patrimônio histórico-cultural”.

Palavras-chave


Patrimônio histórico. Ensino de história. Cultura histórica.

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Fronteiras: Revista de História - PPGH/FCH/UFGD
 

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