Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica

Autores

  • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
  • Caio Vinicius dos Santos

Palavras-chave:

Patrimônio histórico. Ensino de história. Cultura histórica.

Resumo

Este artigo visa analisar os usos do patrimônio cultural na história ensinada, a partir de atividade realizada na prática de ensino de história, cujo objetivo era refletir sobre a representação cultural de determinado monumento histórico em consonância com a observação, participação e preservação, bem como com a interpretação por parte dos sujeitos que estudam história.  Metodologicamente buscou-se aprofundar as abordagens sobre patrimônio e memória, cultura histórica e ensino de história. Com o entendimento de que as abordagens meta teóricas se imbricam e fundamentam diferentes práticas de ensino, apresenta-se também, uma atividade direcionada, com foco de análise na inserção no ensino de história. Desta maneira, utilizamos os materiais e referenciais da pesquisa que esta em andamento sobre “recontar a história de Três Lagoas, a partir do patrimônio histórico-cultural”.

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Publicado

2015-12-29

Como Citar

Zarbato, J. A. M., & Santos, C. V. dos. (2015). Memória e patrimônio na aula de História: o uso do monumento histórico-cultural na aprendizagem histórica. Fronteiras, 17(30), 64–79. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4865

Edição

Seção

DOSSIÊ 08: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA I