Constituindo sujeitos-jovens no âmbito religioso
Palavras-chave:
Currículo. Religião. Igreja. Sujeitos-jovens.Resumo
O artigo problematiza a forma como os investimentos produzidos na base curricular da Escola Bíblica Dominical, um importante espaço de formação religioso presente na Igreja Assembléia de Deus, opera na constituição de sujeitos-jovens. Para tanto, parte da análise dos registros inscritos no diário de campo, entrevistas e demais artefatos que perpassam o evento, sobretudo as revistas especialmente produzidas para orientar as aulas em todo país. A análise tem como referência teórico- -metodológica as contribuições dos Estudos Culturais em Educação e suas aproximações aos estudos foucaultianos. Tais discussões permitem inferir que uma série de condições presentes na contemporaneidade vem redimensionando relações, tempos e espaços e, portanto, provocando reconfigurações curriculares no âmbito religioso, o qual lança mão de uma série de investimentos pautados no texto-fonte para constituição de sujeitos-jovens.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).