Contribuições das observações de campo do estágio curricular supervisionado para a formação docente: um relato de experiência

Autores/as

  • Gabriel Ferraz

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10842

Palabras clave:

Estágio Supervisionado. Observação de campo. Formação docente.

Resumen

A docência se caracteriza como uma profissão suscetível a modificações ao longo do tempo, sobretudo no que diz respeito às teorias e práticas pedagógicas. Nesse sentido, é de suma importância que os professores sempre busquem se atualizar a fim de aperfeiçoarem suas metodologias de ensino e assim tornar a aprendizagem de seus alunos mais significativa. Diante disso, o presente trabalho consiste em um relato de experiência escrito sob a ótica de um estagiário do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no qual objetiva-se em ressaltar a contribuição das observações de campo realizadas em duas escolas públicas durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado e a importância dessa disciplina para a formação e construção de um perfil de atuação dos futuros docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANACLETO, F. N. de A. et al. O estágio supervisionado na formação do professor de educação física: refletindo sobre o diálogo entre teoria e prática. Arquivos em Movimento: revista da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 78-88, jan./jul., 2017.

COSTA, M. J. R.; BENARROSH, P. F. P. M. Os saberes adquiridos no estágio supervisionado em ciências naturais na etapa de observação para a formação do (a) professor (a) de ciências biológicas. Acervo digital São Lucas, Porto Velho, 15 dez. 2016. Disponível em: http://repositorio.saolucas.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1972/Maria%20José%20Ribeiro%20Costa%20-%20Os%20saberes%20adquiridos%20no%20estágio%20supervisionado%20em%20ciências%20naturais%20na%20etapa%20de%20observação%20para%20a%20formação%20do%20a%20professor%20a%20de%20ciências%20biológicas.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 04 dez. 2019.

NOFFS, N. de A.; RODRIGUES, R. C. C. A formação docente: PIBID e o estágio curricular supervisionado. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 01, p. 357–374, jan./mar., 2016. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 06 dez. 2019.

UFPI. Universidade Federal do Piauí. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX. Resolução n° 177, de 05 de novembro de 2012, normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí.

Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Ferraz, G. (2020). Contribuições das observações de campo do estágio curricular supervisionado para a formação docente: um relato de experiência. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–13. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10842

Número

Sección

Relatos de Experiência