Parâmetros Curriculares Nacionais de História: desafios e possibilidades da história ensinada na Educação Básica

Autores

  • Manoel Pereira de Macedo Neto

Palavras-chave:

PCNs. Ensino de História. Cidadania.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de História. Para a realização do trabalho, analisamos os PCNs de História, o contexto de sua elaboração, a sua proposta de trabalhar a História a partir de eixos temáticos e a relação entre a História ensinada e a construção da cidadania. Nesse sentido, observamos que os PCNs propõem o ensino de História, a partir de eixos temáticos, comprometido com o exercício da cidadania e com a construção de uma sociedade plural e democrática. Contudo, a falta de um maior envolvimento da sociedade na elaboração do documento tem dificultado a concretização dessa proposta.

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Publicado

07-12-2009

Como Citar

Macedo Neto, M. P. de. (2009). Parâmetros Curriculares Nacionais de História: desafios e possibilidades da história ensinada na Educação Básica. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 3(6). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/article/view/487