Women in secondary teaching: paths of the first teachers at Colégio Pedro II

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12168

Keywords:

Secondary teaching. Colégio Pedro II. Gender.

Abstract

This  text  brings  reflections  on  the role  of pioneer women  teachers  in  secondary  teaching  at Colégio Pedro II, in the 1920s, when until then, teaching in primary education was reserved for women. Exclusive institutions were created for their training, with teaching programs designed by men, as well as programs different from the ones aimed at institutions where teaching was restricted to men, as it was the case of secondary education, especially in the 19th century. The integration of women in the history of secondary education shows they influenced events and  took  part  in  public  life,  as  far  as  possible,  within  the  existing  concrete  conditions.  The analysis  supported  the  gender  category  seen  from  a  relational  perspective,  which  seeks  to understand  the  social  relations  between  the  subjects  and  a  way  of  signifying  the  power relations. It is based on the theoretical assumptions of Perrot (2012) and Scott (1990) as well as  on  the   notion   of   intellectuals  "cultural  mediators"   of  Gomes   and  Hansen (2016).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paloma Rezende Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professora Universidade do Estado de Minas Gerais

Unidade carangola

Coordenadora Pedagógica Prefeitura de Juiz de Fora

Pós- doutorado em Educação PPGEDU - Unirio

Doutorado em Ciências Humanas e Educação PUC-RIo

Mestrado em Educação - UFJF

http://lattes.cnpq.br/6530550507137658

 

Nailda Marinho Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, atuando na área de História e Filosofia da Educação nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira. Pesquisadora do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj (2012-2015). E-mail: . CV: http://lattes.cnpq.br/6808159992680595.

References

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: UNESP, 1998.

ALVES, R. L. Trajetórias femininas no Colégio Pedro II. In: 2 ANPUH – XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza, 2009.

ANDRADE, Vera Lúcia. C. Q.Colégio Pedro II: patrimônio e lugar de memória da educação brasileira. In. GASPARELLO, A. M. & VILLELA, H. O. S. (eds.). Educação na história: intelectuais, saberes e ações instituintes. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016, p.101-116.

ANDRADE, Vera Lúcia. Colégio Pedro II: o feminino como exceção. [S.l.:s.n.], 2000. 9 f.

BRASIL. Decreto nº 19.890 de 11 de abril de 1931. Reforma Francisco Campos. Coleção de Leis do Império e da República, 1981.

BRASIL. Decreto nº 2.006, de 24 de outubro de 1857. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-2006-24-outubro-1857-558097-publicacaooriginal-78997-pe.html. Acesso: 30 abr.2020.

BRASIL. Decreto nº 21241, de 1932. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D21241.htm. Acesso em 20 mai.2020.

BRASIL. Decreto nº 18564, de 15 de janeiro de 1929. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-18564-15-janeiro-1929-502422-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 20 mai.2020.

BRASIL. Decreto nº 2.006, de 24 de outubro de 1857. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-2006-24-outubro-1857-558097-publicacaooriginal-78997-pe.html. Acesso 30 abr. 2020.

CARVALHO, João Bosco Pitombeira de, WERNECK, Ana Paula Lellis Deborah Silva CRUZ, Enne Mônica Baptista da Costa Priscilla Rangel. Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30. In: R. bras. Est. pedag. Brasília, v. 81, n. 199, set./dez. 2000, p. 415-424.

COLÉGIO PEDRO II. Disponível em: http://cp2.g12.br/118progesp/index.php?option=com_content&view=article&id=1865 e http://cp2centro.net/?p=4765. Acesso em 15 mai. 2020.

CORREIO DA MANHÃ. 18 de novembro, 1945.

COUTTO, P. Relatório concernente aos anos letivos de 1926 e 1927. Apresentado ao Exmo. Sr. Diretor Geral do Departamento Nacional do Ensino por Pedro do Coutto, Diretor do Internato. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II – Internato, 1928.

DASSIE, Bruno Alves. Euclides Roxo e a constituição da educação matemática no Brasil. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Educação. PUC-Rio, Rio de Janeiro. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@1 Acesso em 30/04/2020

DASSIE, Bruno Alves. As propostas pedagógicas de Euclides Roxo para o ensino de Matemática na escola secundário brasileira. Boletim GEPEM. n.59, jul. 2011, p.81-94.

D.O.U. 22 de abril, 1971, p.1107.

DUBET, F. Le Declin de l’Institution. Paris: Éditions du Seuil, 2002.

ESCRAGNOLLE DORIA, Luiz Gastão de. Memória histórica. Prof. Emérito do Collegio Pedro Segundo. Commemorativa do 1º Centenário do Collegio de Pedro Segundo (2 de dezembro de 1837 – 2 de dezembro de 1937). Publicação oficial sob os auspícios do Ministério da Educação. Rio de janeiro, 1939.

GAMA, Zadig Mariano Figueira, MELLO, Celina Maria Moreira. Luiz Gastão d’Escragnolle Dória: um polígrafo das Letras Brasileiras. Revista Soletras. n.34, 2017.

GOMES, Angela de Castro e HANSEN, Patrícia Santos (Orgs). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2016.

GUIMARÃES ROXO, E. M. Relatório concernente aos anos letivos de 1925 e 1926. Apresentado ao Exmo. Sr. Diretor Geral do Departamento Nacional do Ensino pelo Professor Euclides de Medeiros Guimarães Roxo, Diretor do Externato. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 1928.

ISERJ. Centro de Memória Institucional. Disponível em: http://cemiiserj.blogspot.com.br/2006/05/congregao-do-instituto-de-educao.html. Acesso em 01 mai. 2018.

JORNAL DO BRASIL. 30 de junho, 1938, p.7.

JORNAL DO BRASIL. 17 de janeiro,1939, p.17.

LOPES, Eliana Marta Teixeira. Da sagrada missão pedagógica. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MARTINS, Thais da Silva Alves Martins. A docência em suas dimensões profissionais, políticas e culturais: um estudo sobre a escola do professor do Sinpro-Rj (2000-2010). Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.

MARTINS, Angela Maria Roberti. A invisibilidade de Maria de Lourdes Nogueira: mulher, militante, libertária. Boletim do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa. ano IV, n.12, jun, 2009.

MENDONÇA, A. W. P. C. Apresentação: O Colégio Pedro II e seu impacto na constituição do Magistério Público Secundário no Brasil (1837-1945). Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, p. 167-171, 2015.

MENDONÇA, Ana Waleska P. C., SOARES, Jefferson da Costa, LOPES, Ivone Goulart. A criação do Colégio de Pedro II e seu impacto na constituição do magistério público secundário no Brasil. In: Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação. UFMT, MT: Cuiabá, 2013.

MOSS, Maria da Glória. Processo catalítico de análise orgânica: catálise. Rio de Janeiro: TYP. América, 1933.

MOSS, Maria da Glória. Catálise (tese). Rio de Janeiro: TYP. América,1939.

NUNES, Clarice. As políticas públicas de educação de Gustavo Capanema no governo Vargas. In. BOMENY, Helena et. al. (org.). Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001. p.103-125.

O COMBATE. 1 de fevereiro, 1921, p.3.

O IMPARCIAL. 21 de julho, 1935, p.2.

O IMPARCIAL. 11 de março, 1936, p.1.

O IMPARCIAL. 15 de março, 1937, p.1.

O IMPARCIAL. 15 de abril, 1939, p.1.

SANTOS, B. B. M. O Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II e sua importância para a preservação do patrimônio histórico e cultural da educação brasileira. In: (autor)

SCHELBAUER, Analete Regina. O método intuitivo e lições de coisas no Brasil do século XIX. In: STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria Helena Camara. Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol. II – Século XIX. Petrópolis: Vozes, 2ª. Ed., 2006, p. 132-149.

SCHUMAER, Maria Aparecida. Pioneiras da ciência no Brasil. In: VITRUVIRUS, ano 2, ago, 2001.

SEGISMUNDO, Fernando. Memória de estudante. 1927.

SILVA, Adilene Cunegundes da. O ingresso e a permanência da primeira turma das aspirantes no curso de graduação da escola naval (2014-2017). Dissertação de mestrado. PPGEDU –UNIRIO, Rio de Janeiro, 2018.

SOARES, Jefferson da Costa e SILVA, Gustavo da Motta. Dentre a reforma Rocha Vaz e o Estado Novo: os professores suplementares do Colégio Pedro II. RBHE. v. 22, n. 56, set./dez., 2018.

SOARES, Jefferson da Costa. Dos professores estranhos aos catedráticos: aspectos da construção da identidade profissional docente no CPII (1925-1945). Tese. Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Educação. RJ: PUC-RJ, 2014.

SOUZA, G. M. F. K. Euclides Roxo: debates sobre o ensino da matemática no começo do sáculo XX. Dissertação de mestrado profissional. Instituto de Matemática, Estatística e Computação científica da UNICAMP. Campinas, SP, 2010.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História das Disciplinas Escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.

ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Euclides Roxo: pelos caminhos da Metrologia. Caminhos da Educação Matemática em Revista/On line. v. 5, n. 1, 2016, p.93-105.

Published

01/06/2020

How to Cite

Oliveira, P. R., & Costa, N. M. (2020). Women in secondary teaching: paths of the first teachers at Colégio Pedro II. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(27), 321–344. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12168