As mulheres no ensino secundário: percursos das primeiras professoras do Colégio Pedro II

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12168

Palabras clave:

Magistério secundário. Colégio Pedro II. Gênero.

Resumen

Este texto traz reflexões sobre as professoras pioneiras que atuaram no curso secundário do Colégio Pedro II, na década de 1920, quando, até então, a docência no ensino primário era reservada  às  mulheres.  Foram  criadas  instituições  exclusivas  para  sua  formação,  com programas  de  ensino  elaborados  por  homens,  bem  como  distintos  dos  programas  voltados para  as  instituições  onde  o  ensino  era  restrito  aos  homens,  como  ocorreu  com  os  cursos secundários,  especialmente  no  século  XIX.  A  integração  de  mulheres  à  história  do  ensino secundário demonstra que estas influenciaram os acontecimentos etomaram parte na vida pública,  à  medida  que  isso  lhes  foi  possível,  dentro  das  condições  concretas  existentes. Subsidiaram  a  análise  a  categoria  de  gênero  vista  sob  a  perspectiva  relacional,  que  busca perceber as relações sociais entre os sujeitos e um modo de dar significado às relações de poder. Fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Perrot (2012) e Scott (1990) bem como na noção de intelectuais “mediadores culturais” de Gomes e Hansen (2016).

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Biografía del autor/a

Paloma Rezende Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professora Universidade do Estado de Minas Gerais

Unidade carangola

Coordenadora Pedagógica Prefeitura de Juiz de Fora

Pós- doutorado em Educação PPGEDU - Unirio

Doutorado em Ciências Humanas e Educação PUC-RIo

Mestrado em Educação - UFJF

http://lattes.cnpq.br/6530550507137658

 

Nailda Marinho Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, atuando na área de História e Filosofia da Educação nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira. Pesquisadora do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj (2012-2015). E-mail: . CV: http://lattes.cnpq.br/6808159992680595.

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Publicado

01/06/2020

Cómo citar

Oliveira, P. R., & Costa, N. M. (2020). As mulheres no ensino secundário: percursos das primeiras professoras do Colégio Pedro II. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(27), 321–344. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12168