O processo de construção do OIIIIPe: questões teóricas e metodológicas

Autores

  • Mônica Pereira dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mayara Carvalho de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raquel Batalha de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9039

Palavras-chave:

Inclusão. Interculturalidade. Inovação pedagógica.

Resumo

O Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe) busca desenvolver pesquisa, ensino e extensão em rede colaborativa, em níveis de graduação e pós-graduação, com o propósito de formar profissionais da educação que produzam saberes e práticas educativas críticas, transformadoras e orientadas pelos princípios de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica. Os conceitos abordados referem-se a um aporte teórico e prático, a partir do qual diversas relações precisam ser recontextualizadas, objetivando superar/minimizar a exclusão e promover a participação de todo indivíduo ou grupo que se encontre em situação de exclusão (SANTOS, 2013). Haja vista que se trata de uma pesquisa colaborativa em rede, diversas metodologias são utilizadas, tais como etnografia digital, pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa colaborativa. Portanto, o trabalho constitui-se em um desafio, uma vez que, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades comunicacionais, apresenta barreiras que dificultam o acesso e a participação de algumas equipes. Diante do exposto, apresentaremos questões teóricas e metodológicas que permeiam as pesquisas do OIIIIPe, bem como os resultados oriundos dos primeiros instrumentos de coleta de dados elaborados e aplicados pelos pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKKARI, A.; SANTIAGO, S. A gestão da diversidade cultural no contexto educacional brasileiro. Revista Educação em Questão, Natal, v. 38, n. 24, p. 9-33, maio-ago. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4025/3292. Acesso em: 24 jan. 2018.

BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Tradução de Mônica Pereira dos Santos. Produzido pelo Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação – LaPEADE, FE-UFRJ. 3. ed. Rio de Janeiro: Unesco/CSIE, 2011. Disponível em: http://www.lapeade.com.br. Acesso em: 23 jan. 2018.

CÂNDIDO, F. F.; SILVEIRA, S. M. P. Inovação pedagógica: novas formas de relacionamento e atuação na aprendizagem significativa, 2013. Disponível em: http://www.abpprs.com.br/site/inovacao-pedagogica.pdf. Acesso em: 23 jan. 2018.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. 3. ed. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2010.

DESGAGNÉ, S. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e pesquisadores práticos. Tradução de Adir Luiz Ferreira e Margarete Vale Sousa. Revista Educação e Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio-ago. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443/3629. Acesso em: 16 jan. 2018.

FIGUEIREDO, N.M.A. Método e metodologia na pesquisa científica. 2. ed. São Caetano do Sul: Yendis, 2007.

FLEURI, R. M. Desafios à educação intercultural no Brasil. Revista Educação, Sociedade e Cultura, n. 16, p. 45-62, 2001. Disponível em: http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC16/16-2.pdf. Acesso em: 23 jan. 2018.

FONSECA, J. J. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

HINE, Christine. Virtual ethnography. London: Sage Publications, 2000.

HORST, H. A.; MILLER, D. The digital and the human: a prospectus for digital anthropology. London: Berg Publications, 2012.

POLIVANOV, B. Etnografia virtual, netnografia ou apenas etnografia? Implicações dos conceitos. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/4621/3243. Acesso em: 16 jan. 2018.

SANTOS, Mônica Pereira dos. Dialogando sobre Inclusão em Educação: Contando casos (e descasos). Curitiba: CRV, 2013.

SANTOS, Mônica Pereira dos (Org.). Dossiê: “Da inclusão que temos à inclusão que queremos”. Rio de Janeiro: Abrace Um Aluno Escritor, 2016.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Como Citar

SANTOS, Mônica Pereira dos; OLIVEIRA, Mayara Carvalho de; OLIVEIRA, Raquel Batalha de. O processo de construção do OIIIIPe: questões teóricas e metodológicas. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 06–17, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9039. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/9039. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR