A Faculdade de Educação e as políticas institucionais de formação docente na UFG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v14i2.19714

Palavras-chave:

Formação de professores, Políticas de formação de professores, Desenvolvimento profissional docente, Universidade pública

Resumo

No presente texto, objetivou-se delinear a trajetória da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás no que tange à defesa da formação e desenvolvimento profissional docente, procurando articular história, políticas e proposições. Organizou-se a exposição em duas partes: a primeira abrange o histórico da FE/UFG face à regulamentação da Resolução n.º 02/2015, que deu origem às DCNFP 2015 e o movimento de resistência propositiva frente aos desmontes e retrocessos expressos pelas políticas de formação materializados no cenário nacional pela Resolução n.º 2/2019 e 01/2020. A segunda debruçou-se sobre o percurso mais recente da FE/UFG na proposição e implementação de políticas institucionais de formação docente, intitulada “Diretrizes institucionais de formação de profissionais para o magistério da educação básica”, a partir de uma concepção que defende uma sólida formação teórico-prática e valorização profissional (salário, condições de trabalho, plano de carreira e outros). Ao apresentar o percurso histórico de criação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, ressalta-se que ao longo dos seus 55 anos, a instituição vem reafirmando o pressuposto da universidade pública como uma instituição social, assumindo uma relação dialética entre o processo de formação, do desenvolvimento profissional e o âmbito das relações sociais em geral, dada a estreita vinculação Universidade, Faculdade de Educação e comunidade/sociedade.

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Biografia do Autor

Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia – Goiás (GO) – Brasil. Mestre e Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFG.

Lueli Nogueira Duarte da Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011).

Fabiane Lopes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Mestre e Doutora em Educação. Professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFG.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

XIMENES, Priscilla de Andrade Silva; SILVA, Lueli Nogueira Duarte da; OLIVEIRA, Fabiane Lopes de. A Faculdade de Educação e as políticas institucionais de formação docente na UFG. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.2, p. e024028, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14i2.19714. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19714. Acesso em: 5 dez. 2025.