A Faculdade de Educação e as políticas institucionais de formação docente na UFG
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v14i2.19714Mots-clés :
Formação de professores, Políticas de formação de professores, Desenvolvimento profissional docente, Universidade públicaRésumé
No presente texto, objetivou-se delinear a trajetória da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás no que tange à defesa da formação e desenvolvimento profissional docente, procurando articular história, políticas e proposições. Organizou-se a exposição em duas partes: a primeira abrange o histórico da FE/UFG face à regulamentação da Resolução n.º 02/2015, que deu origem às DCNFP 2015 e o movimento de resistência propositiva frente aos desmontes e retrocessos expressos pelas políticas de formação materializados no cenário nacional pela Resolução n.º 2/2019 e 01/2020. A segunda debruçou-se sobre o percurso mais recente da FE/UFG na proposição e implementação de políticas institucionais de formação docente, intitulada “Diretrizes institucionais de formação de profissionais para o magistério da educação básica”, a partir de uma concepção que defende uma sólida formação teórico-prática e valorização profissional (salário, condições de trabalho, plano de carreira e outros). Ao apresentar o percurso histórico de criação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, ressalta-se que ao longo dos seus 55 anos, a instituição vem reafirmando o pressuposto da universidade pública como uma instituição social, assumindo uma relação dialética entre o processo de formação, do desenvolvimento profissional e o âmbito das relações sociais em geral, dada a estreita vinculação Universidade, Faculdade de Educação e comunidade/sociedade.
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Références
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