A concepção de gestão no planejamento da educação

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DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16513

Palavras-chave:

Gestão democrática, Gestão gerencial, Planejamento educacional

Resumo

Este estudo tem como objetivo apreender o planejamento educacional e como a concepção de gestão democrática e de concepção de gestão gerencial nele se apresentam na literatura educacional, isso por meio de pesquisa qualitativa, a partir de estudos bibliográficos. Para tanto, utilizamos como fontes bibliográficas artigos, livros e capítulos de livros que tratam da gestão democrática, da gestão gerencial e do planejamento educacional. Num primeiro momento abordamos a gestão democrática e a gestão gerencial da educação; e, a seguir, o planejamento educacional e como as mencionadas concepções de gestão nele se apresentam. Concluímos que o planejamento educacional contribui para a organização da gestão educacional, já que possibilita traçar metas e objetivos a serem alcançados para a melhoria da qualidade da educação. Quando apresenta uma concepção de gestão democrática intenta a formação crítica dos cidadãos, pois proporciona a participação no processo de planejamento, definindo o caminho que propicie condições de edificação coletiva das ações no âmbito educacional, conforme os anseios da sociedade, concorrendo para a transformação social. Já quando tem uma concepção de gestão gerencial, é elaborado apenas pelo Estado e nesse processo admite a participação da sociedade parcialmente, apenas tomando parte da implementação, de forma racionalizada, e não da elaboração do planejamento.

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Biografia do Autor

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Pamela Caetano Gimenes, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

ALVES, Andréia Vicência Vitor; GIMENES, Pamela Caetano. A concepção de gestão no planejamento da educação. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021019, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16513. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16513. Acesso em: 22 jul. 2024.