A concepção de gestão no planejamento da educação
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16513Palavras-chave:
Gestão democrática, Gestão gerencial, Planejamento educacionalResumo
Este estudo tem como objetivo apreender o planejamento educacional e como a concepção de gestão democrática e de concepção de gestão gerencial nele se apresentam na literatura educacional, isso por meio de pesquisa qualitativa, a partir de estudos bibliográficos. Para tanto, utilizamos como fontes bibliográficas artigos, livros e capítulos de livros que tratam da gestão democrática, da gestão gerencial e do planejamento educacional. Num primeiro momento abordamos a gestão democrática e a gestão gerencial da educação; e, a seguir, o planejamento educacional e como as mencionadas concepções de gestão nele se apresentam. Concluímos que o planejamento educacional contribui para a organização da gestão educacional, já que possibilita traçar metas e objetivos a serem alcançados para a melhoria da qualidade da educação. Quando apresenta uma concepção de gestão democrática intenta a formação crítica dos cidadãos, pois proporciona a participação no processo de planejamento, definindo o caminho que propicie condições de edificação coletiva das ações no âmbito educacional, conforme os anseios da sociedade, concorrendo para a transformação social. Já quando tem uma concepção de gestão gerencial, é elaborado apenas pelo Estado e nesse processo admite a participação da sociedade parcialmente, apenas tomando parte da implementação, de forma racionalizada, e não da elaboração do planejamento.
Downloads
Referências
ADRIÃO, T; CAMARGO, R. B. de. A Gestão Democrática na Constituição Federal de 1988. In: MINTO, C. A; OLIVEIRA, R. P. de; ADRIÃO, T. (org.). Gestão Financiamento e Direito à Educação: Análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2007. p. 69-78.
ALVES, A. V. V. Fortalecimento de Conselhos Escolares: Propostas e práticas em municípios sul-mato-grossenses. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
ALVES, A. V. V. As Formulações para a Gestão da Educação Básica no Estado de Mato Grosso do Sul em Interseção com as Ações da União (1988-2014). 2015. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
ALVES, A. V. V. Gestão democrática da educação: democracia liberal e/ou deliberativa. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 9, n. 26 p. 141-153, maio/ago. 2019.
ALVES, A. V. V.; ALVES, A. G. de R; FERNANDES, M. D. E. A gestão da educação no contexto da política educacional do estado de Mato Grosso do Sul. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 4, n. 12, p. 104-117, set./dez. 2014.
ALVES, A. V. V; FREITAS, D. N. T. de. Gestão democrática na literatura educacional: concepções, condições, barreiras e entraves. In: FREITAS, D. N. T. de; FEDATTO, N. A. da S. F. (org.). Educação básica: Discussões e práticas político normativas e interpretativas. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2008. p. 133-153.
AMORIM, M. D; SCAFF, E. A. S. O planejamento como instrumento de gestão da educação básica: tendências das políticas atuais. In: LIMA, A. B de; FREITAS, D. N. T. de. (org.). Políticas sociais e educacionais: Cenários e gestão. 1. ed. Uberlândia, MG: EDUFU, 2013. v. 1, p. 247-266.
BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF: Senado, 1995.
CASTRO, A. M. D. A. Gerencialismo e educação: estratégia de controle e regulação da gestão escolar. In: CABRAL, N. A. et al. (org.). Pontos e contrapontos da política educacional: Uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais. Origem e trajetórias. Brasília: Líber livro Editora, 2007. p. 115-144.
COOMBS, P. Qu’est que la Planification de l’éducation? UNESCO Digital Library, 1970. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000076671_fre. Acesso em: 20 jun. 2020.
CURY, C. R. J. Gestão democrática da educação: experiências e desafios. Revista brasileira de política e gestão da educação. RBPAE, São Bernardo do Campo, v. 18, n. 2, p. 163-174, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/25486. Acesso em: 05 dez. 2020.
CURY, C. R. J. O princípio da gestão democrática na educação. In: BRASIL. Ministério da Educação. Gestão democrática da educação. Brasília, DF: MEC, 19 out. 2005. p. 14-19. Acesso em: https://docplayer.com.br/336710-Gestao-democratica-da-educacao-boletim--19-outubro-2005.html. Acesso em: 10 jan. 2020.
DOURADO, L. F. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (org.). Gestão Democrática da educação: Atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.
FERNANDES, F. S. Planejamento educacional: conceitos, definições e mudanças. Recompilando e relendo as concepções latino-americanas da década de 1980 e início de 1990. 2006. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006.
FERNANDES, F. S. Planejamento educacional: uma abordagem histórica. Revista de Educação, Campinas, v. 19, n. 1, p. 25-34, 2014. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/2612. Acesso em: 04 abr. 2019.
FONSECA, M.; FERREIRA, E. B.; SCAFF, E. A. S. Planejamento e gestão educacional no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e69766, 2020.
FREITAS, D. N. T. de. Avaliação e gestão democrática na regulação da educação básica brasileira: uma relação a avaliar. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p. 501-521, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/j6vfq3bV7hnGQzXtmVJttRm/?lang=pt. Acesso em: 21 dez. 2019.
GROPPO, L. A. Autogestão, Universidade e Movimento Estudantil. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
HORTA, J. S. B. Planejamento educacional. In: SAVIANI, D. et al. Filosofia da educação brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
KRAWCZYK, N. R; VIEIRA, V. L. A reforma educacional na América Latina nos anos 1990: Uma perspectiva histórico-sociológica. São Paulo: Xamã, 2008.
LIMA, P. G; ARANDA, M. A. M; LIMA, A. B. Relações entre o estado e a escola no Brasil, participação e políticas educacionais e o plano da efetividade, a possibilidade e a necessidade de gestão democrática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 2, p. 485-500, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5819. Acesso em: 12 dez. 2020.
MATUS, C. Estado, processos decisórios e planejamento na América Latina. In: HADDAD, P. R; EDLER, P. S. (org.). Seminário Estado e Planejamento: Os sonhos e a realidade. Brasília: IPEA-CENDEC, 1988. p. 101-135.
MELO, A. A. S. A mundialização da educação. Consolidação do projeto neoliberal na América Latina: Brasil e Venezuela. Maceió: EDUFAL, 2004.
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: Como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2007-2/T1-3SF/Planejamento_Pol%EDtico_Pe- dag%F3gico.pdf. Acesso em: 12 jun. 2019.
PARO, V. H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 3, p. 763-778, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022010000300008&script=sci_abs- tract&tlng=es. Acesso em: 10 dez. 2020.
PARO, V. H. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 300-307.
SAVIANI, D. O manifesto dos pioneiros da educação nova de 1932 e a questão do sistema nacional de educação. In: CUNHA, C. et al. (org.). O sistema Nacional de educação: Diversos olhares 80 anos após o manifesto. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/livro_pioneiros_final.pdf. Acesso em: 05 fev. 2020.
SAVIANI, D. Plano Nacional de Educação, a questão federativa e os municípios: o regime de colaboração e as perspectivas da educação brasileira. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS, 6., 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas, SP, 2011. Disponível em: http://ibsa.org.br/forum/rmc/files/programacao/Dermeval_Saviani.pdf. Acesso em: 21 mar. 2020.
SCAFF, E. A. da S.; OLIVEIRA, M. dos S; LIMA, S. E de. O planejamento educacional frente às fragilidades da democracia brasileira. ETD-Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 4, p. 905-923, out./dez. 2018.
SCAFF, E. A. da S.; OLIVEIRA, R. C; BRITO, V. M. de. Direito à educação básica no Brasil: reflexões a partir do planejamento educacional. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 8, n. 23 p. 66-81, maio/ago. 2018.
SCAFF, E. A. S. Cooperação internacional para o planejamento de educação brasileira: aspectos teóricos e históricos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 219, p. 331-344, 2007. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/751. Acesso em: 06 fev. 2020.
SCAFF, E. A. S. O modelo gerencial de gestão pública e sua aplicação na educação brasileira. In: LIMA, P. G.; FURTADO, A. C. Educação brasileira: Interfaces e solicitações recorrentes. Dourados, MS: UFGD, 2011.
SCHLESENER, A. H.; FERREIRA, A. S. C. A gestão democrática da educação e a formação do senso comum. In: SCHLESENER, A. H. PANSARDI, M. V. (org.). Políticas públicas e gestão da educação. Curitiba: UTP, 2007. p. 101-118.
SILVA JR, J. R. do. Reforma do Estado e da Educação no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2002.
SOUZA, Â. R. de. Apresentação: Gestão da Escola Pública. Educar em Revista, v. 34, p. 9-14, 2018.
SOUZA, A. R. De. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25. p. 123-140, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v25n3/07.pdf. Acesso em: 01 dez. 2019.
ZAINKO, M. A. S. O planejamento como instrumento de gestão educacional: uma análise histórico-filosófica. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 125-140, 2000. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485895/Gest%C3%A3o+escolar+e+- forma%C3%A7%C3%A3o+de+gestores/3d03dfb4-3a86-4b24-b17f-f140ea58bd45?- version=1.3. Acesso em: 03 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação e Fronteiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.